A União Europeia anunciou um plano de apoio para ajudar países do Continente Africano a recuperarem suas economias diante da pandemia do Covid-19. O anúncio foi feito pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, 62. Com a etiqueta “Team Europe Initiative”, a iniciativa de apoio foi acolhida na capital francesa, Paris, pelo presidente francês Emmanuel Macron, 43.
“A iniciativa irá mobilizar financiamento e conhecimentos técnicos substanciais da União Europeia e dos seus Estados-Membros, sob uma abordagem Team Europe, para resolver os principais gargalos que impedem os jovens empresários e proprietários de pequenas empresas em África de iniciar ou expandir seus negócios”. É o que noticiou a plataforma de notícias Europa.eu.
“A África é nossa vizinha e parceira próxima. Queremos superar essa pandemia juntos. A Europa pode beneficiar muito com a economia muito jovem e dinâmica da África. As iniciativas da nossa Equipe Europa, portanto, centram-se no incentivo ao empreendedorismo jovem e no apoio às pequenas empresas, que são a espinha dorsal da economia africana. E a Europa vai investir em sistemas de saúde africanos mais resistentes e na produção local de vacinas”. Foi o que disse a Presidente da União Europeia, von der Leyen, durante o evento.
A cúpula na última terça-feira, 18, que contou com a presença de 24 líderes africanos, é considerada a maior reunião presencial de alto nível realizada durante a pandemia do Covid-19. Estiveram presentes a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, 67, e o diretor de operações do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg.
Na conclusão, a União Europeia vai se empenhar numa resposta coordenada com os parceiros dos países africanos para enfrentar os desafios de curto prazo colocados pelo Covid-19. O que significa acelerar o acesso equitativo às vacinas e promover uma recuperação rápida.
Ao mesmo tempo em que aborda questões-chave, como a preparação e financiamento de infraestruturas de alto padrão, expansão de micro, pequenas e médias empresas e melhoria do ambiente de negócios da África, de acordo com o relatórios da Europa.eu.
Os relatórios afirmam ainda “que a UE e os seus Estados-Membros vão mobilizar financiamento concessional significativo nos próximos anos e vão se esforçar para continuar a forjar laços políticos e econômicos cada vez mais estreitos com a África, aproveitando as sinergias e oportunidades que ligam as instituições europeias e africanas e empresas privadas juntas”.
Enquanto a cúpula visava o avanço estrutural do Continente Africano, o presidente nigeriano Muhammadu Buhari, 78, se reuniu com o presidente Macron para discutir as crescentes ameaças na região do Sahel e do lago Chade. Eles também discutiram relações políticas, laços econômicos, mudança climática e parceria para impulsionar o setor de saúde, particularmente na verificação da disseminação do Covid-19, com mais pesquisas e vacinas. As informações foram divulgadas pela plataforma de notícias nigeriana Today.ng.
*Correspondente internacional do Negrê na África (Gana e Nigéria)
Foto de capa: Aljazeera.
LEIA TAMBÉM: Alemanha vai devolver artefatos saqueados por britânicos para a Nigéria
Ouça o episódio #13 – Giro de notícias da semana no portal:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Novieku Babatunde Adeola é jornalista e profissional de RP freelance, de dupla nacionalidade (Gana e Nigéria). Sua paixão surge da necessidade de mudar a narrativa na África e na diáspora. Trabalhou com várias organizações de mídia locais e estrangeiras. Atua como correspondente internacional do Negrê em África (Gana e Nigéria).