Bahia Escrita Negra

Conheça o livro de poesias da escritora baiana Mariana Ferreira

A escritora, produtora cultural e multiartista Mariana Ferreira, de Mutuípe (BA), convida para a leitura de uma obra densa, perturbadora e sensível. É o seu primeiro livro: DAREN (2021), que significa nascido na noite, em Hausa, uma língua africana. A obra foi lançada em abril deste ano e mistura 17 anos de vivências e escritos da autora, passando por várias fontes literárias de um modo acessível, breve e direto. 

A escritora vai por caminhos contrários ao estilo poético de posts previsíveis do Instagram ao desenvolver um conceito rígido. Isso pensando em não compor textos que apenas preenchem páginas, como é proposto pelos best-sellers literários. 

A autora Mariana Ferreira com seu livro de poesias DAREN (2021). Foto: Divulgação.

DAREN é um manifesto íntimo da autora baiana. Vai além de um livro de poesias, já que é um material pedagógico. É ainda um diálogo profundo com quem se é quando se está sozinho; quando a noite chega e as palavras do dia começam a se formar em pensamentos, quando a rotina cansativa toma conta da mente e é preciso buscar algum tipo de equilíbrio como válvula de escape, quando é urgente usar como recurso o potencial bélico da produção artística e literária. 

Sobre a autora 

Mariana Ferreira nasceu no dia 24 de setembro de 2003, em Mutuípe (BA). Aos 17 anos, a baiana já tem uma trajetória sólida, diversa e cheia de andanças. Criada no bairro Alto da Cajazeira, ela teve seu primeiro contato com a leitura e a escrita ainda quando criança, já fazendo intervenções poéticas na Escola Maria Júlia, onde cursou o ensino fundamental I.

Mariana Ferreira. Foto: Divulgação.

Multiartista, Mariana ainda é produtora cultural e visa a luta comunitária como percurso para construir libertação, emancipação e autonomia para o povo negro. Além disso, é membro e co-fundadora do Coletivo Us7monstrinhos no qual atua na coordenação da Biblioteca Comunitária D. Edite Rodrigues. Já teve participação de antologias poéticas e, aos 11 anos, foi premiada em 1º lugar no Concurso Literário da Casa de Cultura de Mutuípe. 

Saiba mais

Instagram: @pretamariferreira
Perfil no Facebook: aqui
Encontre o livro de poesias DAREN (2021): aqui.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Vamos falar de racismo: livro-caixinha estimula a reflexão sobre o tema com perguntas

Ouça o episódio #12 – A história de luta das trabalhadoras domésticas:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: