A ginasta brasileira negra Rebeca Andrade, 22, estreou neste domingo, 25, nas Olimpíadas de Tóquio (Japão). Com excelência e representatividade para todos nós, a preta levou a música Baile de Favela (2015) do MC João em seu solo. Sua nota obtida (14.066) foi excelente, bem como suas performances nos outros aparelhos também.
Representando o Brasil, Rebeca Andrade fez um excelente e honroso trabalho e garantiu vaga para a final de ginástica artística nas Olimpíadas. Assim como a ginasta Flávia Saraiva, 21, que também representa a delegação brasileira na ginástica neste Jogos Olímpicos.
Confira o vídeo:
“A gente treina bastante para dar nosso melhor em poucos minutos, poucos segundos, que duram nossas séries. Foi muito trabalho envolvido. A equipe multidisciplinar, nosso treinador, tomando decisões inteligentes em todos os momentos nos treinamentos, nas competições, não só aqui nas Olimpíadas, mas todas as que tiveram. Fizeram certo nas avaliações para preparar a gente para esses momentos, né?”, disse Rebeca Andrade em entrevista ao SporTV.
Foto de capa: Gaspar Nóbrega/COB.
LEIA TAMBÉM: Conheça as jogadoras negras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.