Bahia Notícias

Delivery de “quase tudo”, startup tem crescimento de mais de 400% na pandemia

Iago Santos trabalhava próximo a uma empresa de logística de entregas por aplicativo e observou que o serviço não atendia os bairros periféricos de Salvador. Foi assim que surgiu, em 2018, a ideia que daria vida ao Traz Favela, startup que atua dentro da periferia levando e trazendo produtos que antes praticamente não chegavam nas comunidades.

A empresa, que já apresentava crescimento e penetração no mercado, registrou o aumento de 400% nas entregas só durante a pandemia.

“Estamos funcionando diretamente com os comerciantes através do WhatsApp, onde ele recebe o pedido do cliente final e aciona a gente para saber o valor do frete. Fechando a venda, o comerciante nos avisa e encaminhamos um entregador da região dele”, explica Iago, idealizador e diretor executivo do Traz Favela.

Foto: Divulgação

Também fazem parte da equipe o diretor técnico Marcos Silva e os diretores de operações Ana Luiza Sena e Carlos Lima, além do time de motoboys que faz as entregas.

Cerca de 50 estabelecimentos da capital baiana já contam com o serviço da startup, que também atende pessoas físicas, desde que comprovem que são empreendedoras.

“Eu conheci através de um amigo e é uma verdadeira ‘mão na roda’, um grande apoio nesse momento de isolamento. Já tinha trabalhado com delivery antes disso, mas foram poucas vezes”, pontua Alice Sales, proprietária da Tons da Terra, uma marca de moda afrocentrada, localizada no bairro do Engenho Velho da Federação. 

O Traz Favela tem feito diferença também para Karine Oliveira, diretora da Wakanda Educação, empresa voltada para o empreendedorismo negro.

“Estamos conseguindo trabalhar com uma rede costureiras de uma iniciativa chamada ‘Máscara por Nós’ e sem eles, sem o acesso mais facilitado pra gente, principalmente enquanto moradoras de periferia, não conseguiríamos ajudar tanta gente como estamos fazendo em tempo hábil, acessível e com o valor justo”, destaca.

Agora, com o crescimento exponencial, o foco é estruturar ainda mais o negócio. Para isso, a equipe está em busca de investimentos para lançar o aplicativo do serviço. “Se tudo der certo, será lançado até novembro deste ano”, finaliza Iago.

Foto de capa: Reprodução/Pexels

Compartilhe: