Negril Pretarte

Desenho animado “Hora do Blec” vai das telas para o teatro

O espetáculo Hora do Blec – Eu tenho um sonho” estreou no último sábado, 5, no Teatro da EcoVilla Ri Happy, localizado dentro do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). O musical infantil tem como protagonista um menino de nove anos com superpoderes, Blec. A peça tem como mensagem principal que toda criança merece sonhar e ser o que quiser. A temporada vai até o próximo dia 27 de agosto. 

Com dramaturgia de Rafael Calça e dirigido por Orlando Caldeira, o espetáculo é baseado no desenho “Hora do Blec” que estreou em agosto de 2020 no YouTube, criado pelos atores Yasmin Garcez e David Junior. A montagem, retrata um Brasil multiétnico, familiar e afetivo, onde o heroísmo está na luta pela sustentabilidade do ambiente e das relações. 

O espetáculo, une dramaturgia, música, dança e vídeos projetados em cena, trazendo ainda em seu conteúdo temas, como sustentabilidade, aventura, música e sonhos. O foco é fortalecer a autoestima de crianças negras e tem como objetivo reparar a falta de representatividade em narrativas infantis. 

Blec é um menino negro de nove anos, nascido em uma família estruturada e afetiva. Ele ativa seus superpoderes através de um talismã, o pente garfo, que é um grande símbolo de culto à representatividade do cabelo afro. Quando Blec tira o pente garfo da cabeça, seu cabelo arma e forma o penteado que é conhecido como o black power

Em “Eu tenho um sonho!”, a história se passa num dia inteiro no quintal de Blec. Ele está com sua família (Lea, Akin e Kalé) e de seus fiéis amigos (Yayá, Yuki e Basquiat), então grandes mudanças começam a acontecer na vida dos personagens, a partir do momento em que surge uma nova amiguinha, a misteriosa fadinha, Lara. Quando ela aparece, magicamente, perguntando: “Você sonha?”.

Sobre o desenho

“Hora do Blec” estreou em agosto de 2020 no YouTube, como uma obra de vídeos musicais destinada à crianças de dois a sete anos. Os clipes foram inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e receberam o apoio institucional da mesma, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os personagens ganharam o público e passaram a ser usados em materiais de educação antirracista nas escolas. Em março de 2021, Hora do Blec passou a lançar músicas nos streamings, alcançando mais de 70 países. Agora o desenho vem se desdobrando para outros caminhos, entre eles, este espetáculo musical.

Sobre o musical

Hora do Blec – Sonhos

Temporada: de 5 a 27/08/2023 (sábados e domingos)
Horário: 16 horas
Local: Teatro da EcoVilla Ri Happy
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: a partir de R$ 40,00 (meia)

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: HQ sobre Esperança Garcia chega ao Salão do Livro do Piauí

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: