O rapper, poeta, cantor e compositor 6UTTO lança “Malandragem” (2023) nesta sexta-feira, 24. Seu segundo álbum traz um olhar de vitória, mostrando que é possível encontrar outras alternativas para se afastar da criminalidade através da arte e principalmente da musicalidade que o artista periférico traz em seus versos. O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais.
O álbum traz 10 faixas, produzidas entre plnobeat e Thev. Na sonorização, 6UTTO destaca a palavra “Malandragem” como algo relacionado à vitória, mostrando a possibilidade de encontrar outras alternativas de distanciamento do crime por meio da arte e principalmente da musicalidade que o artista periférico trabalha em seus versos.
Quando se fala de “Malandragem”, o termo é atrelado a ser “criminoso”, a “vadiagem”; o próprio dicionário brasileiro usa o termo “malandragem” de forma pejorativa. Mas, pra quem é cria de favela, o termo “malandragem” se trata de uma forma de viver, se trata de como não precisar ser bandido para ser o malandro.
“Ser malandro é mais que ser esperto, ser malandro é mais do que um título, é um modo de vida, sempre fui empurrado para baixo, sempre fui distanciado do acesso ao dinheiro por ser preto, pobre e favelado. Entendi que preciso mostrar para os pivete que “MALANDRAGEM” não se trata de ser criminoso, se trata de ser esperto na vida”. É o que diz o artista cearense 6UTTO.
Nas faixas de “MALANDRAGEM”, as composições não dizem respeito apenas à vida de 6UTTO. O álbum retrata vivências imponentes de quem nasce na “zárea”, e mostra que, muito além das dores, encontram-se bênçãos preciosas, que inspiram e geram a arte, a música e o próprio hip hop. Junto com o álbum, acompanha 9 visualizers e 1 clipe produzidos por Gabezad, três participações de artistas cearenses, já bastante conhecidos na capital; Doixton, Emiciomar e um artista cria do bairro Sapiranga, PG da Fazenda.
O lançamento “MALANDRAGEM” representa um passo mais profundo nas criações de 6UTTO, abordando temáticas, como conquistas, lutas, romance e principalmente sobre mostrar uma válvula de escape para os vetins da Sapiranga. Isso sem abandonar a acidez e a melodia característica do artista.
Sobre 6UTTO
6UTTO é um artista cearense, reconhecido por seu carisma e encantar pessoas por onde passa com produções que emocionam seu público através da identificação de posicionamento e vivência. Nascido na Sapiranga, bairro em Fortaleza onde a violência se tornou predominante ao longo dos anos, 6UTTO é um orgulhoso membro da “Sapi” mostrando que através da arte consegue mostrar outros caminhos para seus conterrâneos periféricos que estão atrás dessa saída.
Foto de capa: Jeny Sousa.
LEIA TAMBÉM: Coletivo Negrada realiza intervenções artísticas na Universidade de Fortaleza