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APAN realiza Festival Internacional de Audiovisual Negro

Após passar por Salvador, São Paulo será palco de discussões internacionais sobre o sobre pertencimento, diáspora e audiovisual com a 4ª edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANb). Com o apoio da SPCine, o festival será realizado em São Paulo de 28 de novembro a 3 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

A programação terá painéis, discussões, exibição de filmes e a participação de convidados nacionais e internacionais do audiovisual. Criado e desenvolvido pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos profissionais do setor, o FIANb visa criar diálogos de práticas de circulação de imagens numa relação Sul-Sul e promover conversas com Cinemas Negros brasileiros e do mundo todo numa perspectiva das diásporas afro-atlânticas.

Foto: Divulgação

Guiados pela pesquisa e obra de Maria Beatriz Nascimento, historiadora, professora, roteirista e diretora de cinema, “Transatlanticidade” é o tema escolhido para o FIANb nesta edição. Em 2023 o Festival Internacional do Audiovisual Negro também conta com a colaboração da Beatriz Nascimento Foundation, associação internacional presidida pela filha da pesquisadora, Bethânia Nascimento. 

Segundo Tatiana Carvalho Costa, presidenta da APAN, o tema foi escolhido como inspiração, mas também como homenagem à pesquisadora, já que a obra e vida de Beatriz está muito presente nos trabalhos da associação.

“A pesquisa da Maria Beatriz Nascimento sobre Quilombos, por exemplo, nos fornece a dimensão ideológica do Quilombo como a ficção participativa e um poder de correção da nacionalidade. Por isso que a gente sempre se reafirma nesse lugar das construções coletivas, compreendendo a nossa ancestralidade como que anima o nosso presente e nossa perspectiva de futuro”, explica a Presidenta da APAN.

Este ano, o festival também resgata fortemente os laços com o audiovisual de outros países com a presença de pessoas negras em diáspora, trazendo o tema de “Transatlanticidade” como uma forma de reafirmar a ligação com o atlântico, suas raízes e ancestralidade.

“É um pertencimento no que nos constitui da travessia traumática dos nossos antepassados, do que foi reinventado neste caminho, e do que pode se estabelecer nas interseções das vivências negras das Américas e no Caribe com as africanas na contemporaneidade. E isso vindo para o campo do cinema implica em discutir, por exemplo, não só as narrativas, mas as possibilidades de circulação de filmes”, explica Tatiana

. Esse tema nos orienta para pensar uma programação de filmes que tem a ver com as formas de expressão e as narrativas brasileiras, mas também as colombianas e de outros países”, completa.

Abrindo caminhos para discussões além do atlântico 

Pensando em estreitar os laços com as narrativas audiovisuais negras de todo o mundo, o FIANb contará com programação para pensar a participação diaspórica no Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO). A atividade inaugura as possibilidades do FIANb discutir questões que atravessam profissionais negros do audiovisual brasileiro para além das fronteiras.

Segundo Tatiana, como iniciativa da FESPACO e também de Janaina Oliveira (Fincine), este ano as discussões sobre a diáspora no Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu se reacenderam, e essa abertura é essencial para seguir construindo caminhos e conexões com o cinema africano ao redor do mundo. 

O resgate com as narrativas negras do audiovisual internacional também vem sendo tema de outras ações da APAN, como é o caso do lançamento da Escola Binacional FOCO – A imagem negra no audiovisual.

Desenvolvida pela associação em parceria com a Manos Visibles, em 2023 a escola selecionou 30 profissionais do audiovisual do Brasil e Colômbia para uma formação com mentores de ambas nacionalidades visando fortalecer a criação de narrativas negras latinos americanas no audiovisual. 

Para reafirmar esse contato do setor nacional com as narrativas internacionais, o FIANb contará com a presença do diretor da FESPACO, Alex Moussa Sawadogo, e de convidados como June Givanni, uma das detentoras do maior arquivo de cinema pan-africanista do mundo, e de Salim Fayad, co-director de la MUICA Muestra Itinerante de Cine Africano en Colombia.

Exibição de filmes 

A programação do FIANb também conta com a exibições de diversas obras em sessões especiais que conectam os participantes às discussões traçadas pelo festival. Uma delas é a Mostra Transatanticidade, com exibição de obras brasileiras voltadas para o tema do ano.

Segundo Kariny Martins, uma das organizadoras do FIANb, serão três sessões em que as obras foram escolhidas por dois curadores convidados: Gabriel Borges e Fábio Rodrigues. E é claro que não poderia faltar a programação infantil, por isso o FIANB recebe também o Festival Internacional Kilombinho – audiovisual negro com criança, crias e comunidades. Com curadoria de Mel Bonfim, as sessões exibirão filmes para toda a família com temáticas que se conectam com a realidade de crianças negras. 

O FIANb este ano também conta com a Mostra FESPACO, com curadoria de Janaina Oliveira (Fincine), que terá a exibição de dois longas que dão um panorâmico sobre o Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu.

A programação também possui duas sessões de obras Colombianas em parceria com a Manos Visibles e a Escola FOCO, além da mostra do filme do ator e cineasta nigeriano Fehitini Balongu. Intitulado “Can I Live”, a obra nos convida a olhar para a emergência climática a partir da relação racial e privilégios. 

A participação no Festival Internacional do audiovial negro (FIANb) é gratuita, basta fazer a sua inscrição no https://www.fianb.com.br/. Para conhecer todos os detalhes, convidados e programação do Festival, acesse o instagram da @associacaoapan. 

Serviço

4ª edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANb)

De 28 de novembro a 03 de dezembro em São Paulo

Programação gratuita com inscrições pelo link https://www.fianb.com.br/

Foto de capa: Pixabay

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