Notícias Pernambuco

Projeto realiza mapeamento literário em 13 cidades de Pernambuco

O projeto “Ler Pra Ser”, idealizado pela empresa recifense Liga Criativa, tem como objetivo percorrer 13 municípios de Pernambuco, das regiões da Mata Norte, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife, e o arquipélago de Fernando de Noronha, para mapear iniciativas de leitura e literatura. O resultado da pesquisa será a publicação de três revistas temáticas impressas e digitais, com distribuição gratuita para o público.

O estudo tem a coordenação geral da produtora cultural Eliz Galvão. O público-alvo dessa radiografia literária inclui artistas, poetas, escritores e produtores da sociedade civil, mas também traz um mapeamento de bibliotecas, espaços de leituras, entre outros lugares.

Projeto “Ler Pra Ser”

O projeto “Ler Pra Ser” tem quatro etapas. Na primeira, em 2021, foram visitadas as cidades de Araçoiaba, Joaquim Nabuco, Passira e Manari. Na 2ª edição, realizada em 2022, os municípios contemplados foram Olinda, Palmares, Limoeiro e Santa Maria da Boa Vista. Em 2023, na 3ª fase do estudo, as áreas de leitura e literatura que entraram na rota fora Caruaru e Vicência. Já neste ano, estão sendo mapeados Bezerros, Glória do Goitá e Fernando de Noronha.

A primeira publicação tem lançamento previsto para abril deste ano. Ao todo, serão 300 impressões de cada edição, que poderão ser retiradas pelo público em locais credenciados pelo próprio projeto. Outra opção é acessar e baixar direto do site e redes sociais da Liga Criativa.

Foto: Jennyfhem Mendonça.

“Todo este trabalho vai ser retratado dentro da publicação que se chamará: Revista INSPIRAÇÃO. A ideia é que os fazedores de cultura, leitor e o público em geral reconheçam a importância da política pública à leitura em nosso Estado. A leitura é um agente de transformação de nossa cidade, mas não podemos deixar de esquecer que vem atuando dentro deste cenário” assegura a produtora cultural Eliz Galvão. 

O projeto “Ler Pra Ser” é incentivado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. 

Foto de capa: Jennyfhem Mendonça.

LEIA MAIS: Museu da Diversidade Sexual traz exposição que reflete sobre intolerância religiosa

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: