A segunda parte de “O retorno de Simone Biles” (2024), série documental lançada pela Netflix está com novos episódios. A produção mostra o percurso e desafios da jornada da ginasta estadunidense Simone Biles, 27, após as Olimpíadas de Tóquio 2020, principalmente o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional. A série havia estreado com dois episódios e agora conta com mais dois.
A saúde mental é um tema bem presente na preparação da atleta de ginástica artística e conhecida por sua alta performance, que teve as Olimpíadas de Paris 2024 como seu principal objetivo do ano.
A série acompanha o processo de Biles rumo à Paris, após a decisão da esportista de se retirar das finais de Tóquio em 2020, priorizando o seu bem-estar físico e mental. Sobre o ocorrido, as imagens mostram as dificuldades da atleta com a “pane” (“twisties”), que a levaram a tomar esta decisão, inesperada por todos.
LEIA TAMBÉM: Concurso premiará produções audiovisuais sobre importância do esporte
Esse tipo de problema psicológico, causado por fatores como a exaustão, afeta a comunicação entre corpo e mente. E nisso, a atleta Simone perde a precisão na execução do seu salto e aterrissagem, o que pode gerar graves lesões. O cérebro processa de um jeito e o corpo responde de outra forma.
Dirigida por Katie Walsh, e produzida em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a série documental aborda ainda outras questões relacionadas ao esporte, trazendo aspectos ligados à raça e ao gênero.
Confira o trailer:
Foto de capa: Reprodução/Netflix.
LEIA MAIS: Retomada de Simone Biles às Olimpíadas é tema de série documental