Rio Grande do Norte Som de Preto

Festival Mungunzá celebra Dia da Consciência Negra com cultura afro-brasileira e quilombola

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Natal recebe a 7ª edição do Festival Mungunzá, pensado para valorizar a música e a cultura afro-brasileira, originária e quilombola. A programação é gratuita e formada exclusivamente por artistas negros potiguares, e acontece a partir das 17 horas, no Largo Ruy Pereira, no bairro Cidade Alta, em Natal (RN).

O Festival Mungunzá se destaca pela pluralidade de estilos e ritmos, com atrações que transitam entre samba, rap, hip-hop, reggae, funk, música eletrônica e muito mais. A fusão da música tradicional com movimentos contemporâneos atrai todos os públicos e forma um ambiente democrático no Centro Histórico de Natal.

Idealizado em 2018 por Mateus Freitas e Jessiane Oliveira, então estudantes do curso de Produção Cultural e Eventos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Festival tem curadoria assinada exclusivamente por pessoas negras. A festividade dá visibilidade a artistas periféricos locais que vêm ganhando espaço na cena cultural nordestina. O próprio nome do evento reflete sua proposta, representando o prato tradicional que simboliza a herança dos povos originários e africanos.

A cantora e compositora Sister Mika Black, integrante da Lion’s Corporations Sound System, será responsável por abrir a noite, representando o reggae e suas vertentes. Em seguida, Ionara Marques sobe ao palco com o show de estreia do projeto “Voz Mulher”, uma celebração do protagonismo da negritude e da força da mulher na música popular brasileira (MPB). Sarah Oliver, uma das vozes ascendentes do arrocha e do brega no Rio Grande do Norte, será a terceira atração da noite, garantindo a vibe praiana que combina com o verão que já está chegando em Natal.

Na sequência, é a vez do Grupo Sourebel, um dos destaques da música natalense, apresentar seus sucessos, influenciados pela música jamaicana, urbana e nordestina. O DJ LED encerra a noite com funk, tribal, house music, techno e muito mais. Além da programação musical, o Festival contará ainda com batalhas de Slam (poesia falada), protagonizadas pelos slammers Preto, Frizz, Iyalê, Fabiane e Acerola.

Atrações e Programação

Festival Mungunzá

Data: 20/11/24 (quarta-feira)

17h – Sister Mika Black
17h50 – Ionara Marques
19h30 – Sarah Oliver
20h20 – Sourebel
21h20 – LED

Local: Largo Ruy Pereira
Endereço: Avenida Rio Branco, 726 – Cidade Alta, Natal (RN)
Gratuito

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Batuque do Dipas realiza apresentação no Dia da Consciência Negra

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: