A Expoartesanias, feiras que promove a preservação do artesanato tradição latino-americano, acontecerá até o dia 17 de dezembro, em Bogotá, capital da Colômbia, com destaque para o Artesanato da Bahia. O estado estará representado pelos trabalhos ancestrais das Mestras artesãs Maria do Carmo e Dinoélia Trindade e das artesãs Sônia Costa e Claudinea dos Santos, selecionadas pela Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Nesta edição, a Expoartesanias vai homenagear o Brasil, que estará presente por meio de produtos de várias regiões. Também está programado o encontro de coordenadores estaduais do artesanato do país e visitas técnicas em laboratórios de design de Bogotá.
Na exposição, o público vai ter contato com a ancestralidade em trabalhos manuais que refletem a miscigenação cultural. Utilitária e de decoração, a renda de bilro é presença garantida nas peças desenvolvidas pelas Mestras Maria do Carmo, de Saubara, e Dinoélia Trindade, de Dias D’ávila.
“Estou muito feliz, gratificada em ver as minhas peças participando deste evento tão grandioso e importante lá na Colômbia. Estou encantada e pedindo a Deus que nos dê muita força para que os nossos produtos baianos continuem contemplados, porque é uma fonte de renda muito importante para mim e todos os colegas que trabalham com artesanato”, festeja a Mestra Dona Maria do Carmo.
A artesã Claudinea dos Santos, do Quilombo Pitanga de Palmares, de Simões Filho (BA), utiliza a técnica do trançado de palha para produzir objetos para a casa e de uso pessoal. Já a artesã Sônia Costa, de Salvador, usa a técnica de manipulação da argila, fazendo objetos de decoração e acessórios de moda.
“Fiquei surpresa em ter sido selecionada, porque sempre quis expor fora do país e esta oportunidade vai ser importante na minha carreira. Espero que venham outras oportunidades para nós artesãos, e que as nossas peças conquistem os colombianos e resulte em vendas. Agradeço ao governo federal e estadual por fazerem este investimento em colocar o artesanato brasileiro em evidência fora do país”, comenta Sônia Costa.
“É muito importante o Artesanato da Bahia estar presente na Expoartesanias, com a nossa produção bonita e representativa. Com certeza, este é nosso primeiro passo pela busca do mercado internacional. A nossa produção é grandiosa e encontrará abrigo em espaços como este na Colômbia. É uma excelente oportunidade para que a gente possa demonstrar todo o nosso potencial”, afirma Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.
O programa Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Coletivo resgata história do design negro brasileiro em exposição inédita