“Minha passagem pelo Miss Brasil Terra é a prova de que podemos ocupar qualquer espaço quando acreditamos no nosso processo e no nosso propósito”. É o que declara a modelo e miss Karen Klier, 21 anos. A cearense de Caririaçu representou o Ceará no Miss Brasil Terra 2024, onde foi eleita Miss Brasil Fogo 2024, ficando na 4º colocação. Atualmente, ela trabalha como modelo pois diz ter se encontrado na profissão e também tem formação técnica em Administração.

Karen Klier nasceu em Caririaçu (CE), cidade situada a 465,6 km da Capital cearense, no dia 24 de junho de 2004. Seu primeiro concurso de beleza estadual foi aos 17 anos e aconteceu em Fortaleza (CE), onde ela ficou em 2º lugar representando a sua cidade de origem. Aos 20 anos, foi coroada Miss Ceará Terra, mas Karen não foi a primeira Miss Ceará Terra negra. Ela considera que, suas antecessoras (Janaina Paulino – 2022 e Alana Santos – 2023 que também são mulheres negras), carregam uma força e beleza admiráveis.

“Antes de mim, elas já haviam gritado o nome do Ceará no palco do Miss Brasil Terra, abrindo caminhos e ecoando nossa representatividade. Nossa coordenadora, Amanda Alende, sempre acreditou e apostou nesse movimento, e foi sob a liderança dela que me tornei a primeira Miss Ceará Terra negra a chegar mais perto da coroa nacional, carrego com gratidão e honro cada passo dado por quem veio antes de mim”, declara Karen Klier.

Confira a entrevista completa que o Site Negrê fez com a modelo e miss Karen Klier!
Negrê – De onde veio a vontade de se tornar Miss? Você sempre sonhou com esse momento?
Karen Klier – A vontade de me tornar Miss nasceu do desejo profundo de representar algo maior do que a minha própria história. Sempre enxerguei os concursos de beleza como uma porta de representatividade, um espaço onde eu poderia mostrar meus ideais, minhas causas, minha força, levantar bandeiras nas quais acredito e ser ouvida. Não posso dizer que sonhei com esse momento desde criança, mas, quando compreendi o impacto que uma Miss pode gerar, senti que esse caminho fazia sentido para mim.

LEIA TAMBÉM: “Cresci na periferia e aprendi que acreditar em si mesma pode mudar tudo”, diz a Miss Ceará 2025 Amanda Lima
Negrê – O Miss Ceará e Brasil Terra não valorizam apenas a beleza, mas também o engajamento com as causas ambientais. De que forma você tem se envolvido com a pauta ambiental desde que recebeu o seu título de Miss Ceará Terra 2024?
Karen Klier – Mesmo antes de me tornar Miss Ceará Terra, eu já tinha uma afinidade muito forte com as causas sociais e, em especial, com as ambientais. Sempre enxerguei nelas uma oportunidade de impacto real, e quando recebi o título, senti que era o momento de amplificar essa voz de forma gradativa e consistente. Assim que fui aclamada, busquei uma parceria na minha cidade, no interior do Ceará, para usar minha visibilidade em prol da conscientização. A ONG Kariris Ambiental se tornou uma grande aliada nesse processo: juntos, desenvolvemos um projeto de divulgação das coletas seletivas e diversas outras iniciativas que reforçam a importância de cuidarmos do meio ambiente.

Negrê – Você vem de qual interior do Ceará? Como você usou a sua visibilidade enquanto Miss Ceará Terra 2024 para impulsionar causas importantes em sua região?
Karen Klier – Sim, eu venho do interior do Ceará, de uma cidade serrana com pouco mais de 26 mil habitantes chamada Caririaçu, foi lá que cresci, me formei como pessoa e construí a força que me trouxe até aqui. Ser a primeira Miss da cidade a competir em um concurso nacional e, ao mesmo tempo, trabalhar fora como modelo, é um marco muito importante para mim. Sei que, de alguma forma, influenciei outras meninas a acreditarem nos seus sonhos e a não se limitarem. Usar minha visibilidade como Miss me permitiu dar luz às causas que acredito e impulsionar ações na minha região.
LEIA TAMBÉM: “Vá! Conquiste e lute por seu espaço sem medo”, diz Amanda Lima, Miss Caucaia 2023
Negrê – Como você pretende fazer da sua passagem pelo Miss Ceará Terra um legado para outras jovens negras e cearenses? O que você diria para outras mulheres negras do nosso estado que sonham em participar de concursos de beleza?
Karen Klier – Desde muito nova eu escuto uma frase dita por alguém que é a minha maior referência, minha mãe diz: ‘o céu é o limite’. E é exatamente isso que quero transformar em legado para outras jovens que sonham em trilhar esse caminho. Minha passagem pelo Miss Brasil Terra é a prova de que podemos ocupar qualquer espaço quando acreditamos no nosso processo e no nosso propósito. Se eu pudesse deixar uma mensagem para essas mulheres, seria: não tenham medo de sonhar grande, entendam que o que faz uma Miss não é apenas a faixa ou a coroa, mas a capacidade de defender seus ideais com coragem, firmeza e verdade.

LEIA TAMBÉM: Amanda Lima representa o Ceará no Miss Grand Brasil 2025
Negrê – Você encerrou a sua participação no Miss Ceará Terra neste ano de 2025. Quais são os planos e projetos para o futuro? O que vem em 2026?
Karen Klier – Em maio deste ano, entreguei a coroa de Miss Ceará Terra a uma mulher que segue o nosso legado com excelência. Desde então, passei a focar totalmente na minha carreira como modelo, e costumo dizer que estou colhendo os frutos que plantei durante o meu reinado. Hoje, atuo como modelo profissional tanto na capital quanto na minha região, e isso tem sido extremamente gratificante. Para 2026, meus planos são continuar crescendo na profissão, abrindo novas portas e, quem sabe, me preparando para temporadas fora do Brasil, sempre fazendo o que eu amo e levando comigo tudo o que aprendi ao longo dessa trajetória.
*Com colaboração de Grasieler Martins
Foto de capa: Divulgação.




