O projeto Territórios Afrofuturistas está com inscrições abertas para produção literária. A iniciativa é apoiada pelo Fundo Estadual da Cultural, as vagas são limitadas e priorizam pessoas pretas e cearenses. Ao total, serão sete oficinas sobre contos, entre os dias 27 de janeiro e 12 de fevereiro.
O projeto objetiva a produção de um e-book ao final dos trabalhos, e as temáticas são: Afrofuturismo, Identidade Negra, Sertãopunk, ficção especulativa, fantasia e ficção científica.
Além disso, o projeto pretende também desenvolver um conjunto de oficinas voltadas à criação literária com base nas linhas de narrativa que se cruzam nas recordações familiares, causos e na cultura popular, retrabalhados como escrita a partir da perspectiva afrofuturista.
A partir do entendimento da literatura como uma ferramenta de transformação social, o projeto Territórios Afrofuturistas pretende fortalecer as identidades afro cearenses por meio da comunhão entre o popular e o cotidiano do povo e afirma o lugar do negro enquanto narrador de suas próprias histórias.
Os textos produzidos no projeto serão abrigados em uma plataforma online e com função de download, considerando a diversidade e as diferentes condições físicas do público, estes serão adaptados para áudio. Isso para atender também a população de cegos ou pessoas com baixa visão, para que todos possam ter acesso de uma forma plural.
Confira o cronograma
Oficina 1 – Aterrissando a Nave Afrofuturista no Ceará
Ministrante: Kinaya
Data: 27/01
Horário: 18h às 20h
Oficina 2 – O choque entre mundos
Ministrante: Israel Neto
Data: 29/01
Horário: 18h às 21h
Oficina 3 – O lugar de fala e Inserção
Ministrante: Kiko Alves
Data: 1º/02
Horário: 18h às 20h
Oficina 4 – Literatura Especulativa e sertãopunk
Ministrante: G. G. Diniz
Data: 03/02
Horário: 18h às 20h
Oficina 5 – A ficção científica
Ministrante: Túlio Eduardo
Data: 05/02
Horário: 18h às 20h
Oficina 6 – A Criação Literária
Ministrante: Manoel Oliveira
Data: 08 e 10/02
Horário: 18h às 20h
Oficina 7 – Recordações de um futuro possível
Ministrante: Kinaya
Data: 12/02
Horário:18h às 20h
Mais informações:
A inscrição para o projeto Territórios Afrofuturitas podem ser realizadas aqui.
As vagas do projeto são limitadas e a prioridade é para pessoas negras, pessoas não-negras poderão somar e escrever através da perspectiva do sertãopunk. Ao finalizar as vagas, os selecionados receberão um e-mail de confirmação.
Foto de capa: Andreea Robescu.
LEIA TAMBÉM: Cinco escritoras negras de ficção e fantasia que você precisa conhecer
Conheça o Negrê Podcast:
Jornalista em formação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e afropesquisadora. Atualmente, estuda movimento negro e juventude em Minas Gerais, mas já aprofundou em racismo institucional e racismo e mídia. Também se interessa por cultura, música (principalmente rap nacional!) e política, sobretudo pelo modo que essas pautas dialogam com negritude no Brasil. É fotógrafa nos horários vagos (com a percepção e admiração pela maneira que a fotografia e o fotojornalismo narram realidades e perspectivas). Além disso, também é militante pelo Levante Popular da Juventude, comunicadora e coordenadora de cultura do Coletivo Negro KIANGA.