A advogada maranhense Alayanne Araújo, juntamente com o coletivo de viajantes pretas Bitonga Travel, deu início a uma série que traz dicas e informações jurídicas sobre o que fazer em casos de racismo e injúria racial sofridas em aeroportos ou viagens. A iniciativa vai ao ar de maneira gratuita, todas as sextas-feiras, às 12h, por um período de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano, no perfil @bitongatravel no Instagram.
A série trata também acerca de questões legais que dizem respeito a vendas de pacotes de viagens, reservas e cancelamentos, para que as pessoas negras, que são o público-alvo da ideia, consigam fazer viagens com segurança e conhecimento, sem caírem em golpes e podendo se defender legalmente.
“De olho nas Leis foi escolhido pelo simbolismo em si, olhamos para os aspectos legais das viagens e para os principais desafios jurídicos que nosso público pode enfrentar, e produzimos conteúdo informativo com base nessa dor comum”, explica Alayanne Araújo.
“Penso que o empoderamento de nossas manas com as viagens sem o conhecimento prático de como agir, caso sejam vítimas de alguma questão jurídica racial, consumerista e jurídica, em geral, seria um retrocesso, empoderamento sem conhecimento causa adoecimento”, completa.
O direito e o turismo sempre se renovam e há muito a ser repassado ao público. Ao final da série, será produzido um e-book com todo o conteúdo disponibilizado nas redes sociais.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreia em São Luís com sessões gratuitas