A agência de notícias The Intercept Brasil está com seleção aberta de bolsa para repórteres negros até o dia 11 de dezembro. As inscrições começaram na última sexta-feira, 20, e visam aumentar a diversidade racial no jornalismo, cujas redações ainda são amplamente ocupadas por pessoas brancas.
Serão distribuídas cinco bolsas, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, para duas categorias. A primeira é para reportagens com até duas fontes e que não necessitam de viagem ou recursos extras, e a segunda é para reportagens com três ou mais fontes e/ou que necessitam de recursos extras ou deslocamentos. As matérias serão publicadas em 2021.
Os candidatos serão selecionados de acordo com alguns critérios: relevância jornalística, ineditismo, existência de documentação, alinhamento à proposta editorial do The Intercept e diversidade regional. As avaliações serão realizadas pela equipe do site.
Também haverá um processo de mentoria: cada repórter ficará em contato com um editor, que irá orientá-lo remotamente ao longo do processo. A partir de janeiro, os selecionados também poderão assistir a aulas online sobre investigação, segurança digital, checagem, edição e redes sociais, ministradas por integrantes da equipe do The Intercept Brasil.
As pautas irão passar pelo processo de edição da agência de notícias, leitura de editores, comentários e checagem. A seleção das pautas e bolsistas ocorrerá entre 14 de dezembro e 29 de janeiro, e o resultado será publicado até o dia 8 de fevereiro. O início da mentoria acontecerá em 22 de fevereiro.
As inscrições serão realizadas online. Mentoria e aulas acontecerão remotamente.
Foto de capa: Andrea Picquadio/Pexels.
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Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.