O ator maranhense Deo Garcez receberá, no dia 21 de junho, às 15h, a Medalha Luiz Gama, destinada a personalidades que lutam pela igualdade racial, liberdade e democracia. A honraria é oferecida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e desenhada por Oscar Niemeyer. A cerimônia será realizada na mesma data do aniversário de nascimento de Luiz Gama, há 194 anos. Essa é a primeira vez que um artista de teatro e TV ganha a premiação.
Há nove anos, Deo dá vida a Luiz Gama no espetáculo de própria autoria, “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade”. A obra recupera a história e a importância fundamental de um homem preto e revolucionário na luta incansável pela libertação de pessoas escravizadas no Brasil.
“Ganhar a Medalha Luiz Gama do IAB é uma honra, me deixa muito feliz, motivo de eterna gratidão, pois é um reconhecimento importantíssimo da minha carreira de ator, caracterizada por trabalhos com a temática afrodescendente e antirracista, em especial pelo meu espetáculo ‘Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade’, onde vivo o próprio Luiz Gama. Uma homenagem a qual divido com a equipe do trabalho: o diretor Ricardo Torres, Ligia Ferreira (doutora em Luiz Gama), as atrizes Soraia Arnoni, Nívia Helen, o produtor Antônio Tostes, ao público, parceiros e imprensa que desde 2015 construímos está linda trajetória! Um luxo ter o desenho de Oscar Niemeyer na Medalha! A Medalha nos dá mais fôlego ainda para continuar propagando a importância de Luiz Gama, o maior advogado e maior abolicionista de todos os tempos, sua história, sua luta pela liberdade, seus ideais de fraternidade, igualdade de direitos, democracia e dignidade humana”, explica Deo Garcez.
Outras honrarias
Por causa do trabalho interpretando Luiz Gama, o ator também foi condecorado com a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, iniciativa do vereador Tiãozinho do Jacaré, em 2019, e com o Diploma Abdias do Nascimento, ideia da Deputada Renata Souza, em 2021. O reconhecimento o levou a ser convidado para viver o mesmo personagem na novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, em 2021.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Obra sobre primeira médica negra do Brasil será lançada neste fim de semana