Ceará Covid-19

Ceará é o 1º do Nordeste e o 4º do país que mais aplicou a segunda dose da vacina contra Covid-19

Atualizado às 12h35 do dia 07/06/2021

O estado do Ceará é o que mais completou a imunização das pessoas com as duas doses no Nordeste, de acordo com os dados apontados pelo Consórcio de Veículos da Imprensa. O balanço foi atualizado na última quinta-feira, 3, e aponta o estado com 1.091.575 cearenses que receberam as duas doses e estão imunizados contra o Covid-19

Em números totais, são 2.891.991 doses aplicadas em todo o Estado, equivalente a 11,85% dos residentes do Ceará que já completaram a imunização

O Vacinômetro da Secretaria de Saúde (Sesa) do estado informa que o Ceará já recebeu 4.002.190 de doses das vacinas utilizadas no estado: CoronaVac, Oxford/Astrazeneca e Pfizer/BioNTech. Os últimos lotes chegaram no último dia 2 de junho, com 243.250 doses de vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. 

As novas remessas irão ampliar a cobertura de imunização dos grupos prioritários, agilizando o cumprimento da meta de 90% de aplicação de doses nos grupos 3 e 4. O grupo 3 inclui pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. O grupo 4 abrange desde trabalhadores de indústrias até professores. 

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que neste domingo, 6, deu início à imunização do público geral entre 18 a 59 anos na capital Cearense

O consórcio de veículos de imprensa é formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro. Os boletins informativos sobre a população prioritária e as doses disponíveis são do Ministério da Saúde, enquanto as estimativas de quantidade da população são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A iniciativa foi criada em junho de 2020, em resposta a uma decisão do presidente Jair Bolsonaro de, na ocasião, restringir acesso a dados sobre a pandemia do Covid-19. Os boletins declaram, atualmente, o número de pessoas mortas por coronavírus, a quantidade de contaminados e a média móvel. Indicador, segundo o qual, é possível verificar em quais estados a pandemia está aumentando, diminuindo ou em estabilidade.

Um lote com mais de 97 mil doses da vacina da Pfizer está previsto para chegar no Ceará nesta terça-feira, 8. O número de imunizantes corresponde ao enviado aos estados, previsto pelo Ministério da Saúde. As informações foram divulgadas pelo governador cearense em suas redes sociais.

Foto de capa: Mufid Majnum/Unsplash.

LEIA TAMBÉM: Piauí autoriza vacinação de jornalistas em rotina de trabalho presencial

Ouça o episódio #14 – Por uma sociedade sem manicômios:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: