A mostra itinerante A cinemateca é brasileira chega ao Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) depois de percorrer 12 cidades do Brasil. O evento faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho de 2023, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. A Mostra fica disponível até o dia 8 de março.
A iniciativa tem como objetivo estreitar laços e apresentar parte da rica produção audiovisual brasileira, trazendo uma seleção de títulos importantes para a história do cinema brasileiro e uma exposição homônima à Mostra.

O projeto pretende ampliar e modernizar a Cinemateca Brasileira, fazendo com que ela ocupe definitivamente o seu relevante lugar na história do cinema brasileiro. Está prevista a ampliação dos espaços de laboratórios da instituição, garantindo que mais filmes e documentos possam ser preservados. Assegura-se, dessa maneira a sobrevivência de mais de 120 anos de história do cinema e do Brasil.
Outra importante frente do projeto contempla o restauro das edificações históricas, melhorando as instalações disponíveis para o público. Desde 1997, a Cinemateca Brasileira está instalada em seu prédio atual: uma valiosa edificação em tijolos aparentes, remanescente da arquitetura industrial de São Paulo do século 19.
Confira a programação de filmes:
27/02 – 19h – São Paulo – A sinfonia da metrópole
28/02 – 19h – Dona Flor e seus dois Maridos
29/02 – 16h – O bandido da Luz Vermelha
01/03 – 19h – O pagador de Promessas
05/03 – 19h – Jeca Tatu
06/03 – 19h – A meia noite levarei sua alma
07/03 – 16h – Cidade de Deus
08/03 – 19h – Central do Brasil
Foto de capa: Divulgação
LEIA TAMBÉM: Ministério do Turismo articula voo direto entre Brasil e Jamaica, saindo de São Luís (MA)