O Coletivo Negrada, composto por alunos negros de variados cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor), promove a segunda intervenção cultural no campus, visando a conscientização antirracista. Com o apoio da Vice-reitoria de Extensão, do Laboratório de Estudos Sobre Processos de Exclusão Social (LEPES) e da TV Unifor, haverá uma aula aberta de tema “Educação Antirracista: caminhos para uma sociedade sem discriminação”, ministrada pelo professor Bruno Lessa, no próximo dia 30 de março, em alusão aos dias 21 e 25 de março.
O 21 de março é uma data marcada como Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. E o 25 de março é em memória à Data Magna que aboliu a escravidão no Ceará, quatro anos antes do resto do Brasil. Haverá divulgação de ilustrações em quadrinhos mostrando a importância de uma educação antirracista dentro do espaço acadêmico.
LEIA TAMBÉM: 25 de março no Ceará: entre esquecimentos
O Centro de Convivência será ocupado com a Mostra Mundo Black Fortal, exposição de projetos e artistas da cidade de Fortaleza (CE), divulgando e exaltando a arte discriminada pelo racismo, ao resistir e se estruturar apesar das barreiras do sistema. O Coletivo acredita na promoção dos trabalhos idealizados por pessoas pretas como uma forma de luta contra a discriminação.
Em lembrança ao dia 25 de março, a Data Magna do Ceará, a TV Unifor em mais uma parceria com o Coletivo Negrada, lançará uma série de vídeos curtos. Nesse material, o professor do curso de Administração e integrante do coletivo, Bruno Lessa, responderá dúvidas sobre questões étnico-raciais.
Incentivar os debates sobre questões raciais e promover a cultura negra dentro do espaço embranquecido da Universidade de Fortaleza são os principais objetivos do Coletivo Negrada. O grupo começou pelo whatsapp e atualmente já reúne 52 integrantes, incluindo professores e outros funcionários da universidade.
Primeira ação
Dos dias 21 a 25 de novembro de 2022, o Coletivo Negrada realizou a I Semana de Consciência Negra da Unifor, ocupando o campus com manifestações de cultura afrobrasileira, palestras direcionadas à negritude e uma mostra de filmes negros. Na página do Instagram @negrada.unifor, é reivindicado uma universidade que promova a educação antirracista para além de datas comemorativas, fortalecendo o movimento negro e oferecendo aos seus alunos e funcionários um ambiente de fomentação da luta contra o racismo e promoção de uma educação antirracista.
O Coletivo Negrada é coordenado por Dhara Amorim, do curso de jornalismo, e Magi do Carmo, do curso de cinema, conta com o design de Alexandre Bilio, também do cinema, e a produção de Vinicius Pereira, estudante de psicologia e pesquisador do LEPES.
Saiba detalhes
Aula aberta “Educação Antirracista: caminhos para uma sociedade sem discriminação”
Data: 30/03/2023, quinta-feira
Horário: 9h30
Formato: presencial
Local: Teatro Celina Queiroz (Unifor)
Entrada gratuita
Foto de capa: Ares Soares/Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Coletivo realiza I Semana da Consciência Negra em universidade privada
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Estudante de Jornalismo na Universidade de Fortaleza (Unifor). Vê no fazer jornalístico o poder de tocar e conscientizar as pessoas através de histórias e vivências, principalmente as que não costumam ser o foco da sociedade: vindas da periferia. Sempre fui próxima da escrita, mas para além disso, busco escrever para o meu povo, para quem quer ler sobre afro referências, cultura da favela, manifestos raciais. Por isso, o jornalismo negro é o caminho que busco percorrer em minha carreira.