O grupo cearense de grafiteiros VTS Crew de Fortaleza lança de forma online nesta quarta-feira, 20, a partir das 20h, um e-book intitulado de “VTS Crew: o graffiti como estilo de vida”. O lançamento ocorre em parceria com a jornalista e pesquisadora Fernanda de Façanha.
Com o desenvolvimento da Lei Aldir Blanc, em submissão por edital, o projeto foi aprovado, permitindo recursos para o financiamento do e-book. Com a colaboração da jornalista Fernanda Façanha, a narrativa conta com seis capítulos que foram feitas de forma coletiva, organizada pelos integrantes do grupo, Milson Vieira (Mils), Viviane Lima (Vivi) e Emerson Pereira (Tubarão).
O e-book foi aprovado pelo conselho editorial em que a edição e publicação foi realizada pela Editora Caminhar. O lançamento será feito de forma online para respeitar o distanciamento social, os registros desse momento estarão no site da Editora Caminhar e perfil do Instagram da VTS Crew (@vtscrew).
A narrativa do livro, descrita em seis capítulos, detalham características e momentos que o grupo viveu durante esses 15 anos de trajetória, afirmando a identidade e ancestralidade negra da Crew e da sua arte.
Propósito
O objetivo do grupo é mostrar aos leitores os detalhes sobre a história da VTS, o percurso de conhecimento dos integrantes e os rolês que já fizeram pelo Brasil e outros países. Além disso, os projetos que já realizaram focando no Negras Raízes e, por fim, uma galeria com fotos dos mais importantes murais feitos pelo grupo.
“Esse livro é um marco histórico. É um registro para a cultura hip hop, algo que a gente tem essa carência como cultura de rua, de ter esse registro e essas questões debatidas. Esse processo de registro na nossa cultura, na sua grande maioria, sempre foi por um olhar de fora, de quem vem e estuda a cultura. Esse livro não, ele tem o olhar de quem vivencia a cultura, é o nosso estilo de vida”, afirmou Tubarão.
Saiba detalhes
Lançamento do e-book “VTS Crew: o graffiti como estilo de vida”
Quando: 20 de janeiro
Que horas: 20h
Onde: Site da Editora Caminhar
Disponível: aqui
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Grupo cearense abre inscrições para 1ª edição de Percurso Básico de Teatro Negro
Conheça o Negrê Podcast:
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.