A 72ª edição do concurso Miss Universo aconteceu no último sábado, 14, na cidade de Nova Orleães, em Louisiana (Estados Unidos), e nomeou a Miss Estados Unidos R’Bonney Gabriel, 28, como Miss Universo 2022. E das 84 candidatas ao título, apenas 22 participantes são mulheres negras.
Confira a lista e conheça um pouco sobre a trajetória de cada uma.
Ndavi Nokeri – África do Sul
23 anos e nascida na cidade de Tzaneen (África do Sul), a modelo sul-africana estudou Gestão de Investimentos na Universidade de Pretória ficou entre as 16 colocadas no concurso. Ela representou seu país no Miss Universo 2022, Miss Mundo 2022 e Miss Supranacional 2023.
Swelia Antonio – Angola
25 anos, nascida na cidade de Haia (Holanda) e com ascendência angolana, a modelo, cientista social, co-fundadora do Better Tomorrow Africa é formada em Gestão sem fins lucrativos, pública e organizacional pela Universidade de Ciências Aplicadas de Haia. Ela foi anteriormente vencedora do Miss Supranacional Países Baixos 2020 e representou a Países Baixos no concurso Miss Supranacional 2021.
Kiara Arends – Aruba
24 anos e nascida na cidade de Oranjestad (Aruba), a modelo é graduada em Direito pela Universidade de Aruba e é também formada em Comércio Internacional, Comércio e Direito Tributário pela Universidade Católica de Leuven.
Angel Jessica Cartwright – Bahamas
28 anos e nascida em Long Island (Bahamas), a modelo e banqueira é graduada pela Universidade de Bahamas e também se formou em Administração de Empresas pela Universidade Internacional de Negócios da Flórida.
Ashley Lightburn – Belize
23 anos e nascida na cidade de Belize (Belize), a modelo é bacharela em Matemática Pura pela Universidade de Belize e tem mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Internacional de Marconi.
Monalisa Mouketey – Camarões
26 anos e nascida em Buea (Camarões), a modelo e assistente administrativa camaronesa é formada em Administração pública e Ciências políticas pela Universidade de Buea. Ela também realiza trabalho humanitário e é fundadora de uma organização sem fins lucrativos.
Nayelhi González – Equador
26 anos e nascida na cidade de Esmeraldas, a modelo é graduada pelo Instituto Superior Tecnológico Eloy Alfaro e ainda é bacharela em Enfermagem pela Pontíficia UniversidadeCatólica do Equador.
Floriane Bascou – França
21 anos e nascida em Le Lamentin, Martinica (França), a modelo tem bacharelado científico especializado em Ciências da vida e da terra. Ela atualmente está cursando Medicina preparatória e planeja tornar-se Ortodontista.
Engracia Mofuman – Gana
27 anos e nascida na cidade de Kumasi (Gana), é graduada em Relações Internacionais e Diplomacia. É fundadora de The Engracia Foundation e também lançou o projeto Power the pencil, projeto que visa reduzir o analfabetismo entre meninas da área rural.
Noky Simbani – Grã-Bretanha
25 anos e nascida no Zimbábue, ela mora na cidade de Derby (Grã-Bretanha). Ela tornou-se engenheira química e tem mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
Alba Isabel Obama – Guiné Equatorial
21 anos e nascida na cidade de Mbini (Guiné Equatorial), a jogadora de basquete é modelo e já cursou Direito. Também já trabalhou para o Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE).
Mideline Phelizor – Haiti
27 anos e oriunda de Porto Príncipe (Haiti), a modelo já participou de competições regionais de atletismo quando adolescente. Atualmente estuda Direito e sonha em se especializar em Direitos da criança.
Ona Moody – Holanda
25 anos, nascida no Zimbábue e oriunda de Amsterdã (Holanda), a modelo é dançarina e enfermeira na área de maternidade. Ela é defensora da Hulphond Netherlands e da organização Make-A-Wish.
Chloe Powery-Doxey – Ilhas Caimã
25 anos e oriunda do distrito de George Town, a modelo gosta de ler romances e escrever livros de autoajuda. Sempre foi adepta de esportes e, por isso, é voluntária nos acampamentos de basquete Women of Valor.
Lia Claxton – Ilhas Virgens Britânicas
19 anos e nascida em Long Look (Tortola), a modelo e atleta obteve o título de bacharel em Inglês e já trabalhou como recepcionista e secretária júnior em um escritório de advocacia.
Virginia Stablum – Itália
24 anos e oriunda da cidade de Trento (Itália), a modelo e influenciadora digital é formada em Atuação e tem especialização na área de marketing e comunicação digital.
Toshami Calvin – Jamaica
26 anos e nascida na região de Saint Tomas (Jamaica), a modelo tem diploma de Associado e mestrado em Estudos de Saúde pela University Central da Flórida, em Orlando.
Hannah Iribhogbe – Nigéria
21 anos e oriunda do estado de Edo (Nigéria), a modelo e atriz é fundadora da The Montana Initiative. É estudante de Administração de empresas.
Ashley Cariño – Porto Rico
28 anos e nascida em Kissimmee (Flórida), a modelo já estudou Engenharia aeroespacial na Universidade da Flórida Central e trabalhou como reabilitadora social. Ficou em 4º lugar no resultado final do concurso.
Andreína Martínez – República Dominicana
25 anos e nascida na cidade de Santiago (República Dominicana), a modelo é graduada em Psicologia pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ficou como 3º colocada no ranking.
Sheris Paul – Santa Lúcia
27 anos e oriunda de Castries (Santa Lúcia), a modelo estudou Administração de empresas no Monroe College. Ela trabalha na indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Tya Jané Ramey – Trinidad e Tobago
25 anos e nascida no Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), a modelo e ativista trinitária é formada em Serviço Social pela Universidade das Índias Ocidentais. Fez parte do top 16 do resultado final do concurso.
Fotos de capa: Reprodução/Instagram.
LEIA TAMBÉM: Confira as pretas que estão na lista de mulheres mais poderosas do mundo
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE), preocupada com questões raciais, e graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.