O podcast Memórias Ancestrais: Histórias do Começo do Mundo, original da Casa do Saber+, agora está liberado gratuitamente no Spotify. Ao longo de cinco episódios, apresentados por Renato Noguera, são abordados os significados e as ideias de histórias e ensinamentos de três tradições africanas, Kemet, Yorubá e Banto.
O projeto permite a reflexão sobre as seguintes questões: Por que essas histórias e ensinamentos são menos conhecidas do que outras de tradição europeia ou norte-americana? De que forma essas propostas, há séculos ou mesmo milênios de distância, ainda falam com nosso coração e nossas ideias?
As temáticas dos episódios são: 1º Monogamia e a responsabilidade ao amar: Orunmilá e Odu, com Iyá Paula de Odé; 2º Perder o controle e a razão: a fúria de Sekhmet, com Ana Sou; 3º A língua como bênção e maldição: O banquete de Obatalá, com Mãe Flávia Pinto; 4º Amar é se reconciliar com a vida: Ausar, Auset e Set, com Glauce Pimenta Rosa; 5º Os monstros que não enfrentamos sós: Miseke e o trovão, com Rodrigo dos Santos.
Sobre Renato Noguera
Professor do departamento de Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Graduou-se em Filosofia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela UFSCAR e doutor pela UFRJ. É pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), sediado na UFRRJ, e coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). Escreveu, entre outros livros: “Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor” (2020), “Mulheres e deusas: Como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual” (2018), “O Ensino de Filosofia e a Lei 10639” (2015) e “Nana e Nilo: que jogo é esse?” (2012).
Sobre a Casa do Saber
A Casa do Saber nasceu em 2004 e conta com mais de dois milhões de alunos. O espaço se transformou em uma plataforma de aulas online, mas o propósito continua a ser o conhecimento acessível, de qualidade e transformador.
O projeto possui um time de mais de 150 professores, entre eles, Clóvis de Barros Filho, Renato Janine Ribeiro, Alexandre Patricio de Almeida, Christian Dunker, Ana Suy, Sidarta Ribeiro, cuja lista pode ser acessada no site da Casa do Saber.
O aplicativo tem mais de 300 cursos, 600 horas de conteúdos e assinatura anual de R$459,90. O valor pode ser parcelado em 12x no cartão de crédito e também em boleto ou pix à vista.
Foto de capa: Divulgação/Casa do Saber.
LEIA MAIS: FGM abre inscrições para edital de cultura em Salvador