Som de Preto

Multiartista Pedra Homem lança novo single e videoclipe “Ebó D’si Fazê Acendê”

A multiartista Pedra Homem realiza a festa de lançamento do novo single e videoclipe “Ebó D’si Fazê Acendê” nesta quarta-feira, 15, às 20h, em Salvador (BA). O evento contará também com um bate-papo e um pocket show, e a entrada será gratuita, mediante envio de nome para a lista via direct do Instagram (@pedrahomemoficial) e com doação de mantimentos para as vítimas periféricas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dentre os itens de urgência que podem ser doados estão água, leite em pó, fraldas infantis, fraldas geriátricas, cobertores, toalhas, calcinha e sutiãs novos. O que for arrecadado será transportado para o Colégio Penedo em Cajazeiras, ponto de coleta articulado com o perfil Negras Plurais (@negrasplurais), iniciativa liderada pela empreendedora Caroline Moreira, no Rio Grande do Sul.

Após o lançamento do single, tanto o videoclipe quanto a música estarão disponíveis para todo o público nos dias 17 e 18 de maio, respectivamente, em todas as plataformas de vídeo e áudio da artista baiana.

Foto: Aiala Aoli.

Na performance, o ritmo e dança de Pedra surgem a partir de uma série de criações artísticas de matrizes africanas e indígenas que o povo do norte e nordeste brasileiro expressava. Nomes como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, João do Vale, Ary Lobo, Marinês e Clemilda, por exemplo, formaram o gênero, tornando-lhe conhecido mundo afora e o consolidando como um dos mais tocados no Brasil até os dias atuais.

“É justamente com lascas desse passado que tentam apagar para se apropriar que faço faísca de reacender meu próprio corpo e minha própria história através do forró. Não estou inventando a roda, apenas retorno e, com isso, vou buscando formas de atualizar o sentido dessa roda desse lugar de agora”, explica Pedra Homem.

O projeto Ebó D’si Fazê Acendê foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre a artista

Pedra Homem, que se reconhece como uma Cabra Bixa, é uma multiartista que compõe e canta forró com o intuito de resgatar as raízes afro-indígenas do ritmo e expressar as diferentes identidades de gênero e sexualidades.

Em “Te Perder de Vista é Bom” (2018), primeiro lançamento, Pedra versa em xote sobre a potência de ocupar os próprios sertões como forma de se reinventar após o término de relação com um moço. Em “Inocença” (2022), Pedra une baião e agueré (ritmo ligado a Iansã e Oxóssi) para passear sobre sua infância-viada-periférica no bairro do Vale das Pedrinhas, na capital baiana. Em “Ebó D’Si Fazê Acendê” (2024), Pedra celebra as origens e a liberdade de ser e existir e o pertencimento da cultura junina com arrasta-pé e alujá, toque de Xangô.

Canais oficiais de vídeo e áudio Pedra Homem:

Instagram – @pedrahomemoficial

Youtube – @pedrahomem4726

Spotify – Pedra Homem

Confira detalhes

Festa de Lançamento do videoclipe e single “Ebó D’si Fazê Acendê”

Quando: 15 de maio, quarta-feira

Horário: 20h

Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho, Salvador (BA)

Quanto: gratuita, com doações para vítimas periféricas do Rio Grande do Sul

Foto de capa: Aiala Aoli.

LEIA MAIS: Rapper BK’ realiza show beneficente para ajudar o Rio Grande do Sul

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: