Ceará

Pinacoteca do Ceará recebe artista potiguar Jota Mombaça no programa Conversa de Ateliê

A Pinacoteca do Ceará recebe a artista potiguar Jota Mombaça, que trabalha com poesia e performances, no programa “Conversa de Ateliê: afundamento, assombração e escala” para um diálogo sobre noções na prática da arte contemporânea. O momento acontecerá no próximo sábado, 2 de março, às 18h, no auditório do local, e contará com participação do público. Para se inscrever, basta preencher o formulário até o dia 29 de fevereiro.

A atividade tem como objetivo oferecer uma visão ampla acerca de noções de controle, intuição e escala na prática da artista, tendo como ponto principal o vídeo waterwill (2022), além de esculturas e instalações feitas com materiais afundados em diferentes corpos d’água do planeta.

Foto: Divulgação.

O programa Conversa de Ateliê, realizado pela Pinacoteca do Ceará, promove diálogos com profissionais da área cultural para que eles compartilhem experiências e pesquisas sobre processos artísticos e técnicos que acontecem um museus.

A Pinacoteca do Ceará é um museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Sobre a artista

Jota Mombaça nasceu em 1991 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Vive e trabalha em trânsito. É uma artista cujo trabalho deriva da poesia, da teoria crítica e da performance, especialmente com críticas anti-coloniais e desobediência de gênero. Já apresentou trabalhos na 32ª e na 34ª Bienal de São Paulo, na 10ª Bienal de Berlim, na 22ª Bienal de Sydney e no 46º Salão Nacional de Artistas da Colômbia.

Jota também é autora do livro “Não Vão Nos Matar Agora”, publicado em Portugal em 2019 pela EGEAC e no Brasil em 2021 pela Editora Cobogó.

Confira detalhes

Conversa de Ateliê: afundamento, assombração e escala com Jota Mombaça

Quando: sábado, 2 de março, às 18h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará  (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Total de vagas: 100
Inscrições: de 27 a 29 de fevereiro (clique aqui para se inscrever)
Acessível em Libras

Foto de capa: Jhony Aguiar.

LEIA MAIS: Multiartista lança livro sobre ancestralidade canavieira da Zona da Mata pernambucana

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: