A Central Única das Favelas Paraná (CUFA) em parceria com a Uber, deu início a um projeto para auxiliar na vacinação das Mães da Favela e suas famílias. Com o entendimento de território da CUFA, a organização compreende que, na periferia, as mulheres são responsáveis não somente pelos cuidados com os filhos, mas também pelos pais, avós, sogros, tios e etc, que se encontram na idade de grupos prioritários da atual etapa do plano de vacinação.
As favorecidas pelo plano receberão vouchers de viagens valendo R$ 30,00 (ida e volta, R$ 60,00), para transportarem seus pares idosos ao posto de vacinação de cada localidade, conforme as etapas estiverem progredindo. Os benefícios serão propostos a partir das necessidades particulares de cada mulher registrada no banco de dados da CUFA Paraná.
“Estamos vendo diversas mães que precisam ir trabalhar, mas ficam divididas entre o medo de contaminar seus parentes e a necessidade de colocar comida na mesa. Não queremos que elas tenham que fazer essa escolha, por isso essa ação é tão importante. Com os parentes vacinados, é menos uma preocupação para essa mãe. Não queremos que a questão de falta de transporte ou financeira seja empecilho para que não tome vacina”. É o que declara o coordenador da Cufa de Montenegro Rogério Santos.
A Uber também apoiou o projeto criado pela CUFA de confronto à pandemia, com o CUFA Contra o Vírus. A CUFA é responsável por introduzir o primeiro parklet da Uber dentro de uma favela no mundo, no início de 2019, em Heliópolis, São Paulo.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Abertas as inscrições para a 3ª edição do edital Elas Periféricas