A Editora Diálogos Insubmissos realizará um evento nesta sexta-feira, 24, a partir das 19 horas, com o intuito de lançar a segunda edição da Formação para Docentes Negres* do Nordeste, no Restaurante Roma Negra, na cidade de Salvador (BA). Na ocasião, haverá distribuição gratuita de livros escritos por mulheres negras.
A Superintendente de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Renata Dias fará a abertura, em seguida a DJ Nai Kiese fará uma apresentação musical. A taxa solidária para acesso ao evento são pacotes de absorventes, que serão doados a organizações que atuam na redução da pobreza menstrual.
A segunda edição da formação tem como título “Insubmissão Política e Formativa da Cultura e Artes Negras“. E a ideia é promover reflexões a partir da produção intelectual de pessoas negras, principalmente mulheres negras do campo das artes, a fim de potencializar a educação básica da rede pública no Nordeste. Em 2023, a Editora reafirma parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Grupo de Pesquisa Diáspora (CNPq/UEFS).
No início de março, a Editora abriu as inscrições para 30 vagas (gratuitas) que foram preenchidas em menos de três horas, por docentes dos nove estados da região Nordeste, atuantes na Educação Básica da Rede Pública. O que levou a abertura de mais 20 vagas, um total de 50 ofertadas.
LEIA TAMBÉM: Diálogos Insubmissos abre inscrições para mapeamento de escritoras negras nordestinas
“A formação é uma atividade com diversos debates em torno de temas que podem contribuir e dialogar com perspectivas artísticas, políticas, educacionais e culturais, que acolham e respeitem a diversidade e complexidade das experiências humanas presentes na escola pública. Além de fomentar o pensamento crítico com destaque para a perspectiva de mulheres negras”. É o que afirma a diretora CEO da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento.
No próximo dia 31 de março, acontecerá a aula magna, que será aberta ao público e transmitida pelo YouTube da editora. Com o título “Por que formar docentes em Artes Negras? A insubmissão intelectual em sala de aula”, o momento contará com a participação de Isabelle Sanches, preta soteropolitana, doutora em Estudos Étnicos e Africanos, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Serrinha (BA), e Onisajé, diretora teatral, dramaturga e doutora em Artes Cênicas (Teatro Preto de Candomblé: uma construção ético-política de encenação e atuação negras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Juntas, as convidadas falarão sobre a importância de formações continuadas para docentes da educação básica que tem como bibliografia a produção intelectual de pessoas negras. E além disso, o reflexo dessas ações nas salas de aula.
Insubmissão Negra
Em 20 de novembro de 2021, foi lançada a Editora Diálogos Insubmissos e sua primeira publicação, o livro “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas”. A obra reúne nove ensaios de mulheres negras dos estados do Nordeste, escritos no contexto da pandemia do Covid-19. A obra é fruto de uma longa e firme parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.
A Editora Diálogos Insubmissos é uma instituição que se preocupa com a descentralização da produção de conhecimento e busca contribuir na geopolítica desta produção, ao mesmo tempo em que também deseja fomentar a circulação intelectual de pessoas negras nos diversos campos, como literatura, arte, política, educação.
A Editora é uma empresa que descende da Plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, criada por Dayse Sacramento no ano de 2017. Isso em parceria com outras intelectuais e pesquisadoras negras baianas.
Confira detalhes
Evento de lançamento da Formação para Docentes Negres do Nordeste
Quando: 24/03/2023, sexta-feira
Horário: 19h
Formato: presencial
Local: Restaurante Roma Negra – Centro Histórico de Salvador (BA), próximo ao Largo Terreiro de Jesus
Mais informações: @editoradialogosinsubmissos
Entrada com taxa solidária
Aula magna “Por que formar docentes em Artes Negras? A insubmissão intelectual em sala de aula”
Quando: 31/03/2023, sexta-feira
Horário: 19h
Formato: online
Local: Youtube da Editora Diálogos Insubmissos
*Uso da linguagem inclusiva: o Negrê opta por usar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Teatro de bonecos com temática racial faz apresentações para crianças em escolas
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.