Black Nordeste Radar Negro

Diálogos Insubmissos abre inscrições para mapeamento de escritoras negras nordestinas

A plataforma Diálogos Insubmissos abriu inscrições para realizar o mapeamento de escritoras negras nordestinas no último dia 10 de abril e as prorrogou até o fim deste mês de maio, dia 31. As inscrições são gratuitas e as inscritas farão parte do catálogo virtual de Escritoras Negras Nordestinas.

Para se inscrever, basta acessar o link ao final desta matéria, criar uma conta no site e preencher o formulário com as informações que serão pedidas. A iniciativa é destinada apenas para a região Nordeste do Brasil e suas produções literárias dentro da perspectiva geopolítica literária nacional

Visibilizar o Nordeste

O Nordeste é uma região que, por muitas décadas, sofreu e ainda sofre com questões preconceituosas advindas de outras regiões do país. A conhecida xenofobia dentro do nosso país. Questionamentos que dificultam o reconhecimento às suas produções artísticas e intelectuais. Vale lembrar que o Nordeste foi apontado como a região que mais lê no Brasil, de acordo com um estudo.

Tendo em vista, a grande riqueza que o Nordeste apresenta e representa para o país, é extremamente importante ressignificar o que está sendo produzido, abrindo as portas para visibilizar o trabalho de tantos agentes da cultura popular regional. É preciso fomentar os investimentos e os recursos para que essas produções se espalhem muito mais, sem contradições ou deslegitimação do seu processo de criação.  

E nesse cenário, surge O levantamento de Escritoras Negras do Nordeste, uma oportunidade de criação e fortalecimento de uma rede literária nordestina; partindo da aplicação em políticas de citação, da consolidação das relações comerciais e de editoriais entre escritoras negras. O intuito é unir esta produção do público leitor e incentivar o seu consumo. 

Saiba detalhes

O levantamento de Escritoras Negras do Nordeste
Inscrições: aqui!
Prazo: 31/05
Mais informações: @dialogosinsubmissos
Sobre a plataforma: aqui
Gratuito

Foto de capa: Ono Kosuki/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Aqua Capital abre inscrições para programa de estágio exclusivo para negros

Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: