O “Elenco Negro” consiste em uma plataforma digital para cadastro de atores e produtores negros do interior do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e periferia carioca, com o objetivo de produzir materiais de apresentação para produtores de elenco e diretores artísticos. O ator Fabrício Boliveira, 38, e o produtor Gabriel Bertolini são os responsáveis pelo projeto, que é apadrinhado pela atriz Zezé Motta, 76.
O projeto está disponível de forma online e gratuita para artistas negros maiores de 18 anos. Para se cadastrar, é preciso preencher o formulário disponível no perfil da iniciativa e aguardar o retorno da equipe. Os primeiros a se inscreverem terão acesso a serviços imediatos, de acordo com a área de interesse.
“Elenco Negro” se inspira e dá continuidade ao projeto CIDAN (Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro), criado por Zezé Motta em 2007, e tem o intuito de potencializar profissionais negros. De acordo com o ator Fabrício Boliveira, o objetivo é fortalecer estes atores no mercado audiovisual e cooperar para a criação de uma rede de apoio e suporte para os artistas no mercado de trabalho.
“Além dessas contribuições, esse formato de cadastramento para os artistas dará mais visibilidade a esses profissionais, principalmente aos que ainda não são reconhecidos no mercado audiovisual do país”, diz o ator. “Zezé introduziu muitos amigos artistas por meio do CIDAN. Com meu projeto, estou continuando uma história que já começou com essa grande mulher”, conclui Boliveira.
Até 2012, apenas 20% dos atores que tiveram papel de destaque nos cinemas eram negros. “Tal fato contribui para a exclusão de vivências e perspectivas de um numeroso segmento da sociedade, impede a criação de referências positivas, estereotipa grupos, entre outros tantos problemas”, lamenta Gabriel Bortolini.
Saiba mais
Acesse o perfil da iniciativa para mais informações.
Foto de capa: Reprodução/Instagram.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Cinemas Africanos acontece online até dia 22 de março
Ouça o episódio #06 – Pretas Nordestinas: ocupando a medicina #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.