A exposição itinerante “Favela em Fluxo”, proposta pelo Museu das Favelas de São Paulo (SP), chega a Salvador (BA) nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, onde segue até o dia 15 de setembro. Ela apresenta uma experiência imersiva que valoriza a expressão criativa das favelas brasileiras, com obras artísticas e interativas e que convidam o público a uma troca de conhecimentos.
Dentre os artistas com trabalhos presentes estão Vitória Vatroi, Vários Nomes, Lua Barral, Cigana, Francisco Mesquita, Mila Souza, Uiler Costa Santos, Fernando Queiroz, Zaca Oliveira, Elson Júnior, Jade Maria Zimbra, Albarte Junior, Gael Affonso, Entidade Maré, Deize Tigrona, Robinho Santana, Janaína Vieira, Mayara Amaral, ABSURDO (Wadjla Tuany), Pétala, Mc Mano Feu e Luiza Fazio.
“A exposição ‘Favela em Fluxo’ circula em uma jornada de pertencimento. É uma honra seguir nosso curso com essa itinerância, que agora chega em Salvador, e trazer para o público uma mostra que busca inspirar e celebrar a riqueza cultural das favelas, desafiando estereótipos e promovendo o reconhecimento genuíno das potencialidades desses territórios. Estamos construindo outras narrativas e contando as nossas histórias a partir das nossas expressões. Aqui o fluxo das favelas se torna a rota primordial e coloca não só a cultura no centro como também a favela”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
A exposição tem curadoria de Rebecca França, José Eduardo Ferreira, Leonardo Moraes e Aline Bispo e estará em exibição no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. A mostra é uma realização do Museu das Favelas, com o patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Depois de passar pela capital baiana, “Favela em Fluxo” segue para o Museu da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), e, por fim, volta a São Paulo (SP), na própria sede do Museu das Favelas.
Confira detalhes
Exposição “Favela em Fluxo”
Abertura: 1º de agosto – 17h às 20h
Data: 1º de agosto a 15 de setembro
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador – BA)
Entrada: gratuita
Horário de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Foto de capa: Hugo Muniz.
LEIA MAIS: Nova temporada de musical que homenageia Elza Soares estreia em Salvador