Pernambuco Radar Negro

Grupo teatral pernambucano abre turma para formação decolonial

O grupo de teatro O poste Soluções Luminosas está com inscrições abertas para a Escola O poste de Antropologia Teatral. As inscrições serão aceitas até que se forme uma turma presencial e o início das aulas está previsto para maio. Para participar da escola, os(as/es) candidato(as/es)* devem enviar uma carta de intenção e o currículo para o e-mail do grupo.

A formação tem duração de oito meses e custo mensal é de R$ 150. As aulas irão acontecer terças e quintas-feiras das 18h30 ás 21h30. Cada estudante receberá material pedagógico, certificado e no final do curso apresentará um espetáculo como prova pública do resultado da escola. A coordenação ficará a cargo do diretor Samuel Santos e das assistentes Naná Sodré e Agrinez Melo.

Foto: Samuel Santos.

Meu sentimento diante do retorno da Escola O Poste de Antropologia Teatral, após uma paralização de dois anos por causa do Covid é de felicidade e vida!”, vibra o diretor Samuel Santos. 

LEIA TAMBÉM: Decreto institui cotas raciais para cargos de confiança e terras para quilombolas

Como será o curso 

O grupo O Poste vem desde 2009 trabalhando dentro dos princípios da Antropologia Teatral com o recorte da matriz africana. E é nesse espaço onde o grupo pensou em uma sistemática de treinamento baseado nos movimentos e nas energias dos Orixás chamados de exercícios ancestrais

A escola propõe trabalhar a potência energética do corpo para a interpretação teatral, assim como na gira, nas rodas comuns na filosofia da matriz africana, oriundas da ancestralidade e dos povos originários. 

Foto: Samuel Santos.

O que será estudado no curso: Tradições da Mata: Cavalo-Marinho e Maracatu de Baque Solto na construção do ator; O Corpo Ancestral – Práticas de Treinamento Ancestral do grupo O Poste Soluções Luminosas; Tradição indígena como preparação para o corpo do ator; Consciência Corporal: Arte Marcial como ferramenta; A criação do figurino em perspectiva acessível de retomada; Voz Criativa; Poética Matricial dos Orixás e encantados e Interpretação 3.

O corpo docente é composto por: Andala Quituche, Naná Sodré, Iara Campos, Manoel Ramos, Agrinez Melo e Samuel Santos. 

LEIA TAMBÉM: Programa Visitante Voluntário faz convocatória para grupo de pesquisa

Grupo O poste 

O Poste Soluções Luminosas é um grupo de artistas pretos cujas produções artísticas e pesquisas teatrais são calcadas no resgate da matriz africana. E essa como base de uma ancestralidade corporal e vocal, traçando um paralelo entre as incorporações dos Orixás nos terreiros de Candomblé, Umbanda e Jurema pelo viés artístico teatral.

O grupo tem uma forte presença na cena artística local, além de uma extensa trajetória de temporadas e participações em festivais nacionais e internacionais de teatro, além de premiações por suas montagens. Com destaque para o espetáculo Cordel do Amor Sem Fim ( ), que, no festival Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), ganhou oito prêmios, dentre eles, de melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor ator, melhor sonoplastia, melhor direção e melhor cenário. 

Em 2018, após circulação do espetáculo no Uruguai, surgiu a ideia da Escola O Poste de Antropologia Teatral que teve sua primeira turma naquele mesmo ano. 

Saiba mais

Escola O poste de Antropologia Teatral

Formação do Grupo de teatro O poste Soluções Luminosas
Formato: presencial
Investimento: R$ 150,00
Contatos: oposte.oposte@gmail.com

*Uso da linguagem inclusiva: o Negrê opta por usar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.

Foto de capa: Samuel Santos.

LEIA TAMBÉM: Psicólogo e colunista do Negrê participa de gravação ao vivo do Afroparceiros Podcast

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: