O projeto Estudos da Intimidade recebe inscrições até esta sexta-feira, 12. A iniciativa oferecerá oficinas-rituais para mulheres negras e indígenas. O programa tem como objetivo reunir, em encontros virtuais, mulheres de todo o país para criação de fotoperformances.
As atividades serão gratuitas e contarão com a supervisão das artistas e educadoras Dani de Iracema, Jessica Lemos e Jeisiekê de Lundu. Entre fevereiro e março deste ano, o projeto contará com encontros semanais e ao final será realizada uma vídeo-exposição com o material produzido durante o processo.
Idealizado pela artista baiana Dani de Iracema, o projeto surgiu a partir da necessidade de reunir e mover processos criativos de mulheres negras e indígenas interessadas em transformar sonhos, silêncios e poesias em imagens.

As oficinas-rituais está em sua segunda edição e já teve a participação de cerca de 20 mulheres (cis e trans) de todas as regiões do país. O projeto conta ainda com a presença de outras duas artistas baianas e sertanejas: Jessica Lemos e Jeisiekê de Lundu – que guiam os laboratórios, com oficinas de fotografia, dança e composição de cena, trazendo de maneira poética exercícios práticos e sensoriais durante as vivências.
“Essa é uma ação poético-política decolonial, uma oportunidade de reunir forças criativas, promover troca, partilha e produção de conhecimento artístico entre mulheres negras e indígenas, para refletir suas relações com a autoimagem em um mundo que ainda objetifica e violenta nossos corpos racializados e dissidentes”, afirma Dani de Iracema.

Este projeto tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia- FUNCEB, através da Secretaria de Cultura (Programa Lei Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Saiba mais
Inscrições para o projeto Estudos da Intimidade: Oficinas-rituais de fotoperformance até 12 de fevereiro
Modalidade: virtual
Mais informações: Dani de Iracema (71) 9.9128-3223/ e-mail: danilisboa22@gmail.com
Foto de capa: Kimberly Christie/Divulgação.
LEIA TAMBÉM: OAB-CE solicita ao governo prioridade de vacina para indígenas, quilombolas e ciganos
Ouça o episódio #02 – Lucas Koka, BBB e a culpa do homem preto:
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.