O Programa Visitante Voluntário, do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH), segue com inscrições abertas para o seu grupo de pesquisa até esta quinta-feira, 30. O voluntariado tem duração de no mínimo dois meses e no máximo de seis meses. Os selecionados serão contratados pelo instituto mas não haverá remuneração. Além disso, as despesas com o programa deverão ser cobertas pelo participante.
Os interessados devem enviar os seguintes documentos: Termo de Acordo e Responsabilidade concluído e assinado (baixar aqui); Carta explicando seu interesse em participar do programa; Currículo. No caso de funcionários públicos, deve ser apresentado uma autorização da instituição a que pertencem deve ser anexada.
Desde o seu início, o programa convocou mais de 50 voluntários, entre estudantes, funcionários do setor público e acadêmicos, para colaborar nas atividades do IPPDH. A maioria provêm dos membros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), além de países de fora do bloco.
LEIA TAMBÉM: Psicólogo e colunista do Negrê participa de gravação ao vivo do Afroparceiros Podcast
“Trabalho no Departamento de Comunicação e Cultura. Meu trabalho foi especificamente focado na tradução do conteúdo da web do IPPDH para o português. Além disso, criamos campanhas na web sobre temas como crianças migrantes e direitos LGBTI em português e espanhol. Finalmente, trabalhamos com outros departamentos para promover eventos, publicações e outras iniciativas do IPPDH”, relata a brasileira que participou do programa, Augusta Victoria Saraiva.
Público
Esta convocatória é direcionada aos estudantes, acadêmicos, pesquisadores e funcionários públicos de qualquer nacionalidade, principalmente para residentes nos países do MERCOSUL.
É preciso ter mais de 18 anos e conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira (português ou espanhol). Após a conclusão do período de voluntariado e comprovado desempenho satisfatório, o voluntário receberá um certificado de participação e uma carta de recomendação.
As atividades desenvolvidas no programa visão proporcionar um experiência acadêmica ou profissional nas seguintes áreas: Relações Institucionais; Pesquisa, Comunicação e Cultura; Design Gráfico; Biblioteconomia, Formação e Capacitação, Administração e Finanças, Tradução ao Português e Inglês.
Saiba mais
Acesse o formulário de inscrição aqui!
Confira o edital: aqui.
Contato: programavv@ippdh.mercosur.int
Foto de capa: Brian Ngali/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Decreto institui cotas raciais para cargos de confiança e terras para quilombolas
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.