Ceará

I Copa Quilombola de Futebol do Ceará define representantes do estado na etapa nacional

A I Copa Quilombola de Futebol, que promove a integração entre as comunidades quilombolas do Ceará, teve os campeões da edição estadual definidos no último sábado, 26. As premiações, nas modalidades masculina e feminina, acontecerão no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira, o Raimundão, em Caucaia (CE), mesmo local onde ocorreram as partidas decisivas.

No feminino, a comunidade quilombola Conceição Caetano, de Tururu, ficou com o primeiro lugar, enquanto o vice ficou com o Quilombo do Batoque, de Pacujá. Já no masculino, os campeões foram o Sítio Arruda, de Araripe, e o segundo lugar ficou também com o Batoque.

Foto: Divulgação.

Os vencedores irão representar o Ceará na I Copa Nacional de Futebol Quilombola, que será realizada pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“A Copa Quilombola é um evento que vai além do esporte, promovendo a valorização da cultura quilombola e o fortalecimento da identidade dessas comunidades”, destacou Rogério Pinheiro, secretário do Esporte do Ceará.

Sobre a I Copa Quilombola de Futebol do Ceará

O campeonato tem como objetivo promover a integração das comunidades quilombolas, por meio do intercâmbio cultural, incentivando a prática esportiva como forma de promoção da saúde física e mental e proporcionando a compreensão da importância da união e do conhecimento, como ferramentas de socialização, e o empoderamento dos quilombos em todas as esferas.

A I Copa Estadual Quilombola de Futebol do Ceará foi uma realização do Governo do Ceará, por meio das secretarias do Esporte (Sesporte) e da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Liga Desportiva de Pindoretama (Lidep).

Sobre a Copa Nacional Quilombola

A Copa Nacional Quilombola de Futebol é uma iniciativa inédita, cujo objetivo é promover a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, destacando o papel do esporte como catalisador de mudanças sociais. A competição tem equipes femininas e masculinas de 17 estados, com cerca de 800 atletas.

De acordo com o calendário do campeonato, em novembro, acontecem as triangulares da fase nacional, com estreia marcada para o dia 8 de novembro, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). Em dezembro, ocorrerão as disputas de grupos, semifinais e finais.

A Copa Nacional Quilombola está sendo promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a organização Uma Gota no Oceano.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Concurso premiará produções audiovisuais sobre importância do esporte

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: