Radar Negro

Inscrições para Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos seguem abertas até maio

O Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que tem como objetivo reconhecer trabalhos destacados na defesa dos Direitos Humanos, recebe inscrições até 1° de maio. A festa da premiação deve ocorrer em 24 de agosto deste ano e irá premiar projetos de todo país em 20 categorias. Os contemplados receberão estatueta ou certificado.

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Além disso, é necessário observar alguns critérios de escolha: relevância do trabalho realizado na área de direitos humanos; impacto das ações nos últimos quatro anos; práticas inovadoras; diversidade de temas, públicos e de territorialidade; concordância com os compromissos internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil.

Ministro Silvio Almeida na cerimônia de lançamento do prêmio. Foto: Divulgação.

“Nós temos uma luta pela reconstrução da memória, isso é importante. A memória é uma dimensão primordial da nossa luta política. A memória é um espaço de disputa, e disputar a memória é disputar o significado dos termos que nos são colocados no presente. O espaço da memória é o lugar onde vamos projetar a dimensão do futuro. O futuro se faz a partir desse processo de reconstituição da memória”, afirmou o ministro Silvio Almeida na cerimônia de lançamento do edital.

Sobre Luiz Gama

Baiano, nascido em 1830, Luiz Gama era filho de um português com Luiza Mahin, reconhecida por participar de diversas insurreições de escravizados. Apesar de ter nascido livre, foi vendido pelo pai para pagar uma dívida de jogo. Fugiu aos 18 anos e foi autodidata quando estudou na atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Desde então, passou a fazer a defesa jurídica de escravizados. Usou sua notável oratória para libertar mais de 500 escravizados nos tribunais do Brasil. Também atuou como jornalista, escritor, poeta e líder abolicionista brasileiro. Luiz Gama faleceu em 24 de agosto de 1882.

Confira mais detalhes

Inscrições para o Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos

Prazo: até 1º de maio de 2024
Premiação: 24 de agosto de 2024
Edital: confira aqui
Formulário de inscrição: inscreva-se aqui

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Capacitação oferece 2.500 bolsas de estudo para pessoas negras no mercado

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: