O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) recebe indicações para o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 até esta terça-feira, 13. O objetivo da organização é receber nomes e projetos alinhados com a questão racial que tragam impacto positivo à sociedade brasileira.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial tem o propósito de reconhecer pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam pela igualdade racial no Brasil. A premiação dispõe de 10 categorias, divididas em três pilares: Empregabilidade, Cultura e Educação. Todas elas receberão indicações do público através do site oficial.
Na etapa seguinte, terá uma curadoria especializada para escolher quatro finalistas por seção. Os nomes selecionados serão enviados para um júri técnico que decidirá quem será premiado. É válido ressaltar que o ID_BR não é responsável pela escolha de quem vencerá.
Todos os premiados vão ganhar uma estatueta com a obra “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, 60. A arte busca retratar um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes ao redor mundo. Em oito pilares, os vencedores recebem ainda um prêmio de R$ 3 mil reais cada.
O pilar Cultura é direcionado às indicações de cantoras e cantores, produtores culturais, produtores musicais e artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada.
Já no pilar Educação, a ideia é honrar iniciativas que buscam promover a igualdade racial ao trazer formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.
E no pilar Empregabilidade, o intuito é premiar empresas que valorizem e tenham práticas voltadas à igualdade racial, como projetos internos voltados à temática, a exemplo de grupos de trabalho e posicionamentos perante ao público externo.
Sobre o Instituto
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial, o instituto desenvolve ações em formatos diferentes para conscientizar e engajar as organizações bem como toda a sociedade brasileira. A ideia é buscar a redução da desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o Objetivo 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Saiba mais
Prazo: 13/12/2022
Para fazer indicações, é preciso acessar o link Prêmio Sim à Igualdade Racial e sugerir quantos nomes desejar.
Na página oficial do Instituto e no Instagram, é possível ter acesso de forma detalhada aos critérios específicos para cada um dos três pilares.
Acesse o site oficial.
Foto de capa: Mart Production/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Iniciativa seleciona roteiros de mulheres negras nordestinas para curta-metragem