Radar Negro

ONU abre inscrições para Programa de Bolsas para Afrodescendentes

Atualizado às 21h41 do dia 17/06/2022

O Programa de Bolsas para Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU) estará com inscrições abertas até o próximo dia 1° de julho. O programa ocorre anualmente em Genebra (Suíça) e tem como objetivo oferecer um estudo profundo a respeito dos direitos humanos, interseccionado para pessoa de ascendência africana, e engajados(as) com as problemáticas da comunidade negra.

Os selecionados irão passar três semanas intensas, desenvolvendo habilidades para promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescentes.

Por que entrar no programa de bolsas da ONU

Os temas tratados durante o treinamento abordarão a legislação e a estrutura internacional relacionada aos direitos humanos e de combate ao racismo, a xenofobia e a intolerância, focados principalmente nos problemas vividos pela comunidade afro. O programa proporcionará as ferramentas necessárias para a formação de discentes mais preparados para defender a ideologia antirracista em seus próprios países ou, posteriormente, atuar em outras frentes em união com a ONU.

Será também uma oportunidade única para aprimorar capacidades de desenvolvimento de projetos, propostas e apresentações para os mecanismos atuantes nos direitos humanos, além de trocar conhecimentos e vivências com diversos outros selecionados, também preocupados em mudar o cenário mundial das pessoas afrodescendentes.

A estrutura do programa oferece passagem aérea de ida e volta para Genebra, seguro saúde e subsídio para cobrir as despesas ao longo do treinamento, como acomodações e outros gastos adicionais.

Quais são os requisitos

• Ter no mínimo quatro anos de experiência profissional relacionada aos direitos dos afrodescendentes;

• Apresentar uma carta da organização em que trabalhe, certificando sua atuação em questões relacionadas a afrodescendentes ou direitos de minorias;

• Estar disponível para assistir a toda a duração do programa. Espera-se que os bolsistas selecionados participem de diferentes atividades.

Saiba mais

Para mais informações a respeito de como fazer a inscrição para o Programa de Bolsas para Afrodescendentes da ONU, acesse o site oficial.

Foto de capa: RODNAE Productions/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Ledo Engano, novo stand-up de Yuri Marçal, é lançado na Netflix

Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: