O musicista soteropolitano, Uiler Moreira, 21, foi aprovado para estudar Violino no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, uma das mais renomadas escolas de música da Europa.
Para realizar esse sonho, já almejado desde a época em que fazia parte dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), o jovem bacharel em violino pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou uma vaquinha a fim de custear as despesas da viagem.
O motivo da criação da campanha se deu – sobretudo – pela dificuldade de Uiler em conseguir trabalhar e juntar dinheiro para a viagem, além dos pais estarem desempregados, devido à instabilidade causada pela pandemia da covid-19, e recebendo o auxílio emergencial para arcar com as despesas mensais.
Segundo o violinista, o processo seletivo do Conservatório foi bastante desafiador. Na etapa inicial, ele teve que gravar e enviar seis vídeos tocando diferentes categorias de música num prazo de duas semanas.
Cinco dias após o envio, o jovem participou de uma entrevista com os recrutadores da instituição. “Foi um pouco cansativo, porque tinha muita coisa para estudar, além da ansiedade de todo o processo”, conta.
Ao final da entrevista, o musicista soube que foi aprovado para ingressar no Conservatório Real de Bruxelas, e recebeu elogios pela forma de tocar e interpretar as músicas com o violino.
A música como vocação
Uiler começou a estudar música aos nove anos de idade, época na qual um dos professores de música da escola onde estudava notou sua habilidade e o incentivou a participar da audição do projeto social NEOJIBA.
Em 2013, ingressou no grupo, onde tocou e aprendeu com artistas como Martha Argerich, Midori Couto e Maxim Vengerov e fez a primeira turnê internacional, tocando em lugares como Suíça, Itália e Inglaterra. “Com a turnê, eu pude conhecer uma visão artística e cultural diferente da minha, fazendo brotar em mim o sonho de estudar na Europa”, relembra.
A respeito dos anos que passou como estudante do projeto, Uiler afirma que “todas as experiências que eu tive no NEOJIBA me fizeram perceber que a música era a área em que eu queria me profissionalizar”.
Decidido da carreira que escolhera seguir, Uiler iniciou o curso de bacharelado em Violino na UFBA, em 2016, na classe do professor Alexandre Casado.
Para ele, Casado tem uma grande importância em sua vida, pois “além de me capacitar artisticamente, ele me inspira a me tornar um ser humano melhor a cada dia”.
No período da graduação, Uiler participou de grandes eventos de música do país, a exemplo do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) e o Festival nas Montanhas em Poços de Caldas (MG). Ele colecionou alguns prêmios durante esse período, como o primeiro lugar nos concursos de Solistas da Orquestra Sinfônica da UFBA (Osufba), de Jovens Solistas da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e no de Violino da Casa de Música de Porto Alegre (RS).
Um sonho a ser realizado
Segundo Uiler, a campanha já angariou o suficiente para garantir a sua ida à Bélgica, mas continua aberta para ajudar nas despesas diárias no país. “Se as pessoas quiserem doar para me garantir um tempo até eu arrumar um emprego ou tentar conseguir uma bolsa de permanência, a vaquinha está aberta, e continuará até eu me mudar [em setembro]”, explica.
Apesar das dificuldades, o musicista mantém-se confiante para essa nova jornada da vida. “Vai ser difícil nos primeiros momentos, pela questão da adaptação e das mudanças, mas estou muito feliz por essa conquista e grato a todas as pessoas que me ajudaram a conseguir minha ida à Bélgica”, agradece.
Para mais detalhes e saber como contribuir para a mudança de Uiler à Bélgica, acesse a vaquinha.
Foto de capa: Diogo Gauziski.