Notícias

Cine África e Sesc São Paulo lançam livro sobre Cinemas Africanos

O Cine África e o Sesc São Paulo lançaram o e-book “Cinemas Africanos contemporâneos – abordagens críticas”, em uma live no canal do Cine África, no YouTube, no dia 6 de fevereiro. O livro é organizado pelas pesquisadoras Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira e conta com cerca de 40 colaboradores da África, Europa, Estados Unidos e Brasil.

A produção tem o objetivo de ampliar as discussões sobre filmes africanos no Brasil e em língua portuguesa, além de ser pioneira no país por focar na pesquisa e reflexão dos cinemas africanos contemporâneos. O livro tem distribuição digital e gratuita através do portal do Sesc.

A obra é dividida em quatro partes: Contribuições Teóricas, Dossiê Crítica de Cinema na África, Críticas e Ensaios e Entrevista Coletiva: Programadores de Cinemas Africanos no Mundo. A primeira sessão traz escritos de especialistas como Lizelle Bisschoff (Reino Unido) e Jonathan Haynes (EUA), considerado o maior especialista em cinema nigeriano (Nollywood) do mundo. A segunda parte reúne textos de críticos africanos como Claire Diao (Burkina Faso) e Fatou Kine Sene (Senegal).

A terceira parte é dedicada a críticos e estudiosos de várias áreas do Brasil, enquanto o final reúne uma conversa com curadores de cinemas africanos, entre eles Alex Moussa Sawadogo (Burkina Faso/Alemanha) e Mahen Bonetti (Serra Leoa/Estados Unidos). 

Segundo Ana Camila Esteves, “as discussões, que aparecem em formato de artigos acadêmicos, ensaios, críticas e entrevistas, remetem aos filmes da programação da Mostra de Cinemas Africanos e do Cine África. Os textos não só destacam a variedade de abordagens possíveis das práticas cinematográficas do continente africano contemporâneo, mas colocam em definitivo o Brasil na rota das pesquisas que olham para o presente das cinematografias e realizadores da África”, conclui.

Sobre Ana Camila Esteves

Ana Camila Esteves é graduada em Comunicação com Habilitação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009), com pesquisa sobre o cinema autoral do realizador espanhol Julio Medem. Mestre em Comunicação com ênfase em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2012), com pesquisa sobre o cinema autoral a partir de uma perspectiva de análise da narrativa. Atualmente, desenvolve pesquisa no âmbito do doutorado sobre os cinemas africanos contemporâneos no mesmo programa. É cofundadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos e curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia). 

Sobre Jusciele Oliveira

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Docência do Ensino Superior (2010). Mestre em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (2013), com a dissertação sob o título “Tempos de Paz e Guerra: dilemas da contemporaneidade no filme Nha fala de Flora Gomes”. Doutora em Comunicação, Cultura e Artes pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, em Portugal (2018), com bolsa da CAPES Doutorado Pleno no Exterior, com a tese: “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes”.

Saiba mais

Baixe o e-book gratuitamente nesse link.

Confira o lançamento aqui.

Foto de capa: William Fortunato/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Mostra de Cinemas Africanos acontece online até dia 22 de março

Ouça o episódio #07 – Pretas Nordestinas: ocupando a arte #OPodcastéDelas2021:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!

Compartilhe: