Black Nordeste Notícias

Mídia negra nacional se reúne no Festival FALA!

A quarta edição do Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas – FALA! aconteceu entre os dias 21, 22 e 23 de setembro, no Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife (PE). O evento reuniu personalidades da mídia negra, como Jessica Santos, Ponte Jornalismo (SP); Fabiana Moraes, The Intercept Brasil (PE); Pedro Borges, Alma Preta Jornalismo (SP) para debater diretrizes para o jornalismo em uma programação especial com apresentações culturais, mesas de debate, roda de conversa e oficinas. 

O objetivo do Festival é contribuir para um fazer jornalístico diverso, ao promover um diálogo entre jornalistas e comunicadores, colaborando com o aprimoramento de políticas públicas e com a defesa dos direitos humanos, da democracia e com a aproximação de territórios periféricos, através de uma troca de ideias com suas lideranças

A parte cultural do FALA! 2023 contou com apresentações de expoentes da cena artística pernambucana como, da rapper, Bione; da cantora, compositora e batuqueira Isaar; uma homenagem póstuma ao poeta e cronista Miró da Muribeca (1960-2022); também esteve presente o palco da Rural equipamento cultural ambulante e veículo automotivo do jornalista, Roger de Renor, idealizador do programa Som na Rural (2008) e da mestra coquista e patrimônio vivo de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum. 

Eu acho que a comunicação que a gente traz do território é essa comunicação indígena, quilombola, de terreiro. São outros valores: valores que afirmam o que é negado. A gente precisa de uma comunicação que de fato retrate os problemas”, falou Mãe Beth de Oxum, ao participar da mesa de debate no segundo dia. 

Já a parte das palestras e formações reuniu grandes nomes da comunicação local e nacional. O jornalista global, Pedro Lins, participou da abertura do Festival no dia 21 de setembro. Já no dia 22, segundo dia do FALA!, a primeira mesa de debate, “Comunicação e ancestralidade: memória e linguagem para transformação”, foi moderada pelo jornalista e fundador do portal de notícias 1 Papo Reto, Rosenildo Ferreira. A segunda mesa, “Incidências climáticas: meio ambiente e direito à vida em pauta”, teve como mediador o co-fundador da Alma Preta Jornalismo, Pedro Borges. 

No terceiro dia do evento, a roda de conversa “Educação Midiática: caminhos para combater a desinformação e o discurso de ódio”, foi mediada pela idealizadora do Coletivo Sargento Perifa, Martihene Oliveira, teve a participação da professora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e coordenadora da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça, Ana Maria Veloso e também fundadora da Angola Comunicação, e Catarina de Angola. 

A quarta e última mesa, com o tema “Jornalismo de Causas e o tripé do poder: Política, Economia e Justiça”. Teve a condução da editora de relacionamento da Ponte Jornalismo, Jessica Santos e contou com participação da secretária-assistente de redação para Diversidade da Folha de S.Paulo e coordenadora do programa de treinamento voltado para profissionais negros do jornal, Flávia Lima; da professora da UFPE e pesquisadora de hierarquização social e da relação entre jornalismo e subjetividade, Fabiana Moraes. 

Assim como na edição anterior, o encerramento foi marcado pela anúncio da abertura de um novo Edital FALA!, agora direcionado aos grupos de mídia independente, coletivos de comunicação popular e de jornalismo local, arte e cultura de Pernambuco, para que apresentem propostas voltadas para a produção de conteúdo informativo, visibilizando histórias e culturas de resistências a partir dos territórios periféricos. 

Após mais uma edição do FALA!, a abertura do edital em Pernambuco representa uma oportunidade importante para os coletivos de jornalismo independente e de comunicação popular, pois impulsiona a produção de narrativas significativas e transformadoras em nossa região, impulsionando a pluralidade de vozes no estado”, comenta Laércio Portela, um dos idealizadores do FALA!.

As inscrições serão abertas em breve, e mais informações serão divulgadas nas redes sociais e site oficial do Instituto FALA!.

Foto de capa: Vinicius Martins/Alma Preta Jornalismo.

LEIA TAMBÉM: Jornalista do Negrê e o portal são finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: