Bahia

Mostra Itinerante de Cinemas Negros realiza mais de 200 horas de atividades em Salvador

A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) irá movimentar Salvador (BA), de 8 a 27 de abril, em formato híbrido (virtual e presencial) e gratuito, com a realização de debates, oficinas, masterclasses e exibições de 60 obras de cineastas negros. O festival também acontecerá na cidade de São Paulo (SP), nos dias 4 e 5 de maio.

A MIMB tem o objetivo de promover as obras cinematográficas produzidas por pessoas negras, sob a temática “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”. Na capital mais negra do país, o evento democratiza e compartilha o acesso à cultura e à visibilização das produções negras no audiovisual, além de transformar espaços de bairros periféricos e populares, como o Teatro Gregório de Matos, o Goethe Instituto, o Sesc Pelourinho, o 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, em lugares de troca de conhecimento.

Foto: Divulgação.

A mostra é destinada a jovens, universitários, amantes da sétima arte, interessados em ampliar os conhecimentos sobre o mercado audiovisual e também crianças e adolescentes de quatro a 14 anos. “A MIMB é para todo mundo. Queremos criar uma relação genuína com o nosso público, utilizando o cinema como chave para a transformação. Todas e todos são bem-vindos nas nossas atividades, que são 100% gratuitas”, explica Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival.

Programação

A MIMB acontece de maneira online entre os dias 8 e 16 de abril, por meio de plataformas de salas digitais e no site do festival. Dentre as atividades desse período estão a exibição de filmes nacionais e internacionais selecionados e a imersão formativa promovida por Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, com dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam seguir carreira na área. Além disso, irão ocorrer oficinas de pitching, painéis e masterclasses, com Bethania Maia, Danilo Umbelino, Fabiola Silva, Flávia Santana, Larissa Fulana de Tal, Luana Rocha e Marcelo Lima como mentores criativos. 

entre 17 e 27 de abril, o festival irá acontecer de maneira presencial, com rodadas de negociações, apresentação de filmes com rodas de conversas, workshops e painéis. Na ‘Sessão Telecine’, o filme ‘Ó paí, ó 2’ será exibido em duas sessões gratuitas.

Foto: Divulgação.

Os eventos de abertura e encerramento também terão sessões de filmes e shows, com Rachel Reis e DJ Nai Kiese, além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel. Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e, para algumas delas, deve-se retirar o ingresso antecipadamente na plataforma Sympla. A programação completa das atividades e o link para retirada de ingressos podem ser consultados no site oficial da MIMB.

Sobre a MIMB

Ao longo de sete anos de festival, a MIMB, que é totalmente idealizada por mulheres negras, passou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. Ao todo, mais de 30 mil pessoas e 400 filmes já fizeram parte da história das mostras, desde 2018, com ações gratuitas.

A mostra de cinema é uma realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, com realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura. Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Tais Amordivino e Julia Morais, assinam a produção executiva, coordenação institucional e curadoria do festival.

Confira detalhes

Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (5ª edição)

Quando: 8 a 27 de abril de 2024 (híbrido – Salvador); 4 e 5 de maio (São Paulo)
Entrada gratuita
Site oficial: mimb.com.br
Instagram: @oficialmimb

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Cineasta queniano, Mohamed Saïd, ministra masterclass no Festival MIMB, em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: