Bahia Pretarte

Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência tem data alterada para maio

Inicialmente previsto para acontecer entre os dias 18 e 21 de abril, o Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência foi remarcado e acontecerá de 2 a 5 de maio, em Salvador (BA). Sob o tema “Gingando pelo Mundo”, o evento contará a história da capoeira desde o início até se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade. Ao todo, serão 70 horas de programação gratuita, com oficinas, feira de artesanato, apresentações culturais, shows, desfiles e rodas de capoeira. As inscrições devem ser feitas no site.

Para acessar o festival, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para o Programa Bahia Sem Fome.

“O Festival Ancestralidade e Resistência vem para promover a autoestima dos capoeiristas e é um reencontro da sociedade com um importante elemento da sua identidade. A inclusão da Capoeira nas escolas públicas do estado da Bahia é um novo capítulo desta história. O Festival irá celebrar este momento que está por vir”, afirma Jacaré DiAlabama, idealizador do evento.

Nesta edição, o Festival contará com sete eixos temáticos: Capoeira tem Resistência – debates e pesquisas; Capoeira tem Erê – com atividades para o público infantojuvenil; Capoeira tem Magia – concurso de músicas autorais; Capoeira tem Criatividade – fortalece o empreendedorismo e a economia criativa; Capoeira tem Ancestralidade – valoriza os grandes Mestres e Mestras griôs; Capoeira tem Diversidade – para os segmentos minoritários como Pessoas com Deficiência, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas idosas 60+; Capoeira tem Ginga pelo Mundo – para a valorização da capoeira em outros países. 

A expectativa é de haja 2 mil inscritos no evento, que pretende fortalecer a capoeira como um importante elemento de identidade cultural.

Confira detalhes

2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo mundo

Quando: 2 a 5 de maio
Onde: Parque Costa Azul, Salvador – BA
Site oficial: www.capoeiraemmovimento.com.br
Instagram: @capoeiraemmovimentobahia

Foto de capa: Alex Sander Andrade.

LEIA MAIS: Mostra Itinerante de Cinemas Negros realiza mais de 200 horas de atividades em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: