O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, realiza a sua I FLAB – Primeira Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, sábado e domingo, das 11h às 18h nos espaços da Biblioteca, Teatro Ruth de Souza e a Marquise.
O nome da Feira homenageia a imortal referência da literatura nacional Carolina Maria de Jesus, grandiosa escritora, poetisa, cantora e compositora, nome que também batiza a biblioteca da instituição, especializada em arte africana e afro-brasileira.
O MAB Emanoel Araujo, às vésperas de completar 20 anos de existência, concretiza um sonho antigo e cumpre a sua função social de disseminar arte, cultura e literatura produzida por pessoas negras de diversas regiões do país.
A I FLAB celebra a produção literária produzida por escritores e escritoras negras/os/es e traz em sua programação grandes nomes da literatura brasileira como Esmeralda Ribeiro, Cuti, Heloísa Pires Lima, Marcelo D’Salete, Elizandra Souza, Lubi Prates entre outras participações especiais.
A programação será formada por oficinas de escrita criativa, contação de histórias, teatro infantil, sarau com o coletivo de mulheres poetas Flores de Baobá, lançamentos de livros, discotecagem da DJ Vivian Marques e um cortejo com o Bloco Afro Ilú Obá de Min para festejar todas essas narrativas pretas.
Os momentos mais esperados são as mesas de conversa que aproximam o público das autoras e autores com destaque para a participação de Vera Eunice, filha da escritora Carolina Maria de Jesus.
Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m², um acervo museológico com mais de 9 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, trabalho e tecnologia, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.
Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do Museu Afro Brasileiro.
SERVIÇO:
I Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus
Data: sábádo e domingo, 11 e 12 de novembro de 2023
Sábado, 11 de novembro: das 10h às 18h
Domingo, 12 de novembro: das 11h às 18h
Acompanhe toda a programação via redes sociais:
Endereço: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo (Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP, 04094-050)
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)
Foto de capa: Talitha Dejesus
LEIA TAMBÉM: Bicentenário da Independência da Bahia contará com presença de líderes políticos