A Nigéria – país da região Ocidental da África e primeira economia do Continente Africano –, já vacinou mais de um milhão de seus cidadãos contra o novo coronavírus. As informações foram divulgadas pelas autoridades locais.
O país recebeu quase 4 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, enviadas pelas instalações do consórcio Covax Facility no último dia 2 de março. A remessa foi o primeiro lote de vacinas a chegar ao país.
A agenda para erradicar o vírus do país na maior cidade comercial do país, o Estado de Lagos, havia começado no sábado, 13 de março, após receber 500.000 doses do jab AstraZeneca.
Apesar das preocupações que foram geradas devido aos efeitos colaterais experimentados em vários países europeus, o comissário de saúde do estado de Lagos, Akin Abayomi, disse aos repórteres que as autoridades passaram muito tempo examinando os dados e concluíram que “não havia razão para desacelerarmos o Covid-19 com a vacinação”.
Capital
A localidade de Abuja – capital da Nigéria – começou a vacinação uma semana depois de Lagos. As informações divulgadas são que estavam vacinando entre 50 e 100 pessoas diariamente.
As autoridades locais culparam a lenta implementação da vacinação à desinformação, uma vez que visa vacinar mais de 80 milhões de nigerianos até o final do ano. Eles estão, no entanto, muito atrasados.
Embora as autoridades digam que mais nigerianos estão sendo vacinados, o secretário executivo do Conselho de Saúde Primária de Abuja, Ndeyo Iwot, disse ao VOA News que a hesitação em tomar a vacina e a desinformação sobre o coronavírus são responsáveis pelos baixos números.
“Tem um problema muito grande. Agora começa do começo, quantas pessoas ainda acreditaram que temos a pandemia aqui? E agora você quer trazer uma vacina para o que eles não acreditaram no primeiro momento? Temos muito trabalho a fazer“, disse Ndeyo Iwot.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Continente recebeu até agora menos de 2% das 690 milhões de doses globais de vacinas contra o coronavírus.
*Correspondente internacional do Negrê na África (Gana e Nigéria)
Foto de capa: Agência Reuters.
LEIA TAMBÉM: Nigéria recebe artefato roubado que foi encontrado no México
Ouça o episódio #10 – A segurança pública está a serviço de quem?:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Novieku Babatunde Adeola é jornalista e profissional de RP freelance, de dupla nacionalidade (Gana e Nigéria). Sua paixão surge da necessidade de mudar a narrativa na África e na diáspora. Trabalhou com várias organizações de mídia locais e estrangeiras. Atua como correspondente internacional do Negrê em África (Gana e Nigéria).