Atlântico Covid-19

Nigéria alcança a marca de mais de 1 milhão de vacinados contra o Covid-19

A Nigéria – país da região Ocidental da África e primeira economia do Continente Africano –, já vacinou mais de um milhão de seus cidadãos contra o novo coronavírus. As informações foram divulgadas pelas autoridades locais.

O país recebeu quase 4 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, enviadas pelas instalações do consórcio Covax Facility no último dia 2 de março. A remessa foi o primeiro lote de vacinas a chegar ao país.

A agenda para erradicar o vírus do país na maior cidade comercial do país, o Estado de Lagos, havia começado no sábado, 13 de março, após receber 500.000 doses do jab AstraZeneca.

Localidade de Lagos, estado da Nigéria. Foto: Stephen Olatunde/Unsplash.

Apesar das preocupações que foram geradas devido aos efeitos colaterais experimentados em vários países europeus, o comissário de saúde do estado de Lagos, Akin Abayomi, disse aos repórteres que as autoridades passaram muito tempo examinando os dados e concluíram que “não havia razão para desacelerarmos o Covid-19 com a vacinação”.

Capital

A localidade de Abuja – capital da Nigéria – começou a vacinação uma semana depois de Lagos. As informações divulgadas são que estavam vacinando entre 50 e 100 pessoas diariamente.

Localidade de Abuja, capital da Nigéria. Foto: King Buwa/Unsplash.

As autoridades locais culparam a lenta implementação da vacinação à desinformação, uma vez que visa vacinar mais de 80 milhões de nigerianos até o final do ano. Eles estão, no entanto, muito atrasados.

Embora as autoridades digam que mais nigerianos estão sendo vacinados, o secretário executivo do Conselho de Saúde Primária de Abuja, Ndeyo Iwot, disse ao VOA News que a hesitação em tomar a vacina e a desinformação sobre o coronavírus são responsáveis ​​pelos baixos números.

“Tem um problema muito grande. Agora começa do começo, quantas pessoas ainda acreditaram que temos a pandemia aqui? E agora você quer trazer uma vacina para o que eles não acreditaram no primeiro momento? Temos muito trabalho a fazer“, disse Ndeyo Iwot.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Continente recebeu até agora menos de 2% das 690 milhões de doses globais de vacinas contra o coronavírus.

*Correspondente internacional do Negrê na África (Gana e Nigéria)

Foto de capa: Agência Reuters.

LEIA TAMBÉM: Nigéria recebe artefato roubado que foi encontrado no México

Ouça o episódio #10 – A segurança pública está a serviço de quem?:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!

Compartilhe: