Bahia

Pelourinho recebe evento alusivo ao Dia de Combate à Intolerância Religiosa

O Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), receberá a Sexta pela Paz, evento que faz referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro. Na programação, terão apresentações de Mariene de Castro, Orquestra Afrosinfônica, Luã Freitas, Banda Didá, Afoxé Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Banda Yayá Muxima e Malê de Balê. Além disso, a Sexta pela Paz contará com a presença de lideranças de diversas religiões. 

A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, salienta a importância da data para a conscientização, promoção da igualdade e respeito às diferentes expressões de fé. “Infelizmente, a liberdade religiosa ainda não é uma realidade para todas as pessoas, especialmente para os adeptos de religiões de matriz africana, que continuam sendo as principais vítimas de intolerância religiosa no país”, afirma.  

Ao longo de 2023, o Centro de Referência Nelson Mandela, que recebe denúncias desse tipo de crime, registrou 33 ocorrências de atitudes ofensivas, discriminatórias e de desrespeito a práticas e crenças religiosas na Bahia. “É fundamental assumir o compromisso coletivo de construir uma sociedade harmoniosa e plural, que respeite a diversidade de crenças”, conclui Ângela.

Sobre a Sexta pela Paz

A Sexta pela Paz é uma realização da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, com instituições do poder público, universidades federais e estaduais, órgãos que formam o Sistema de Acesso à Justiça e um grupo de organizações da sociedade civil de Salvador e do interior. O evento faz parte do projeto “Bahia, expressão da cultura negra!” e tem como parceira a Fundação Cultural Palmares.

Foto de capa: Reprodução.

LEIA MAIS: Festival Agbado celebra diversidade cultural e religiosa no Brasil

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: