Bahia Escrita Negra

Poeta Bruna Silva lança livro “Èsù Walê – O Caminho de Volta” em Salvador

A poeta, cantora e mobilizadora cultural Bruna Silva, mulher preta e lésbica, irá lançar um livro autoral de poesias, intitulado “Èsù Walê – O Caminho de Volta”, no dia 13 de janeiro, às 19h, na Casa do Benin, em Salvador (BA), com distribuição gratuita de exemplares. A publicação, que já está disponível em áudiobook e conta com a direção de voz de Reinan Acioly, traz escritos sobre afeto, força e da ancestralidade que a afirma e a faz (re)existir.

As poesias em denúncia de Bruna Silva demonstram os caminhos que a escritora e o povo preto já não desejam percorrer, ao mesmo tempo em que apresentam os caminhos desejosos que a vida pode vir a ter.

“As minhas poesias nascem e se fundamentam nas encruzilhadas, das ocupações do meu corpo, nas batalhas de slam, das pessoas que estão no meu entorno. Por isso, elas ganham às ruas, pois esse é o tempo-espaço delas. As escritas surgem a partir dos caminhos que sou e ocupo”, reitera a escritora, que ganhou a primeira batalha no Slam das Minas em 2018.

“O livro vem para afirmar que a minha arte é possível estar nesses lugares. Èsù Walê representa esse caminho que me diz onde, como e por que devo estar. E, principalmente, de onde não quero sair”, acrescenta. 

“Que a partir da nossa arte e poesia é possível encontrar e aproximar pessoas. Por isso, lanço este livro, em que através das poesias e poemas descrevo o caminho que refaço para encontrar o sagrado, de dizer a Exu que estou aqui. Nele escrevo sobre o colo de um pai que nunca tive, mas falo de um pai que apareceu quando tinha que vir. Èsù Walê é uma forma de dizer a mim mesmo que eu não me perca, pois tenho quem me ampare”, finaliza a poeta.

Para a jornalista Vânia Dias, que escreve o prefácio da edição, “é possível ouvir gritos e sussurros. Medos e coragens de quem se sabe malabarista da arte da sobre(escre)vivência. Na velocidade do vento, a menina Silva escreve como se, nesse encontro de páginas nuas, vestisse de palavras os cenários das ruas”.

“Uma poesia dita em pretuguês, como pontua Lélia Gonzalez, essa língua de encruzilhada, marcada pela africanidade; uma poesia feita com caneta e papel, mas também de voz, gestos, gritos, sorrisos, olhares, silêncios; uma poesia para ser compartilhada coletivamente, como um quilombo de palavras onde tudo que se dá se recebe, seguindo o princípio da reciprocidade de Èsù”, afirma Amanda Julieta, pesquisadora literária e autora do posfácio da obra.

O livro, dividido em quatro capítulos com 26 poemas no total, conta com ilustrações assinadas pelo artista Lee 27. A capa foi desenhada por Maria Clara Duarte, o projeto gráfico é de Duda Rievrs e a revisão é do poeta-performer Alex Simões. A direção e coordenação do projeto são de Igor Tiago e de Herley Nunes, respectivamente. Após o lançamento, o livro será vendido diretamente pelo perfil @brunasilvapoesia ou pelo site Amazon. 

O livro “Èsù Walê – Caminho de Volta” foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022.

Confira detalhes

Lançamento do livro de poesias Èsù Walê – O Caminho de Volta, de Bruna Silva

Quando: segunda-feira, 13 de janeiro

Horário: 19h

Onde: Casa do Benin, Salvador – BA

Entrada gratuita, com distribuição de exemplares

Mais informações: @brunasilvapoesia

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Artistas baianos promovem shows e atividades artísticas em Moçambique e Joanesburgo

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: