Radar Negro

Amazon e Companhia das Letras lançam prêmio para escritores negros independentes

Atualizado às 11h42 do dia 22/03/2025

A Amazon, em parceria com a Companhia das Letras, anunciou a primeira edição do Prêmio Kindle Vozes Negras, como uma iniciativa que busca reconhecer e impulsionar a literatura negra no Brasil, incentivando obras de autores negros. O concurso é voltado para escritores independentes autodeclarados pretos e pardos (população negra) que publicam suas obras pelo Kindle Direct Publishing (KDP). As inscrições vão até o próximo dia 6 de abril de 2025.

As pessoas negras interessadas devem publicar seu livro digital na plataforma KDP, cadastrar a obra no programa KDP Select, inserir a palavra-chave “SouVozNegra2025” no momento da submissão e selecionar a categoria “Literatura e Ficção”. As obras precisam ser escritas em português do Brasil e pertencentes ao gênero de ficção.

Os livros inscritos serão analisados por uma comissão julgadora formada por editores, escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. Entre todas as submissões, 10 obras serão pré-selecionadas, e seus autores participarão de uma entrevista de 15 minutos com representantes da Amazon, da Companhia das Letras e do Black Employee Network (BEN). Durante a conversa, deverão responder às perguntas sobre sua trajetória como autor e a motivação para participar do concurso. Após essa fase, cinco finalistas serão escolhidos, e um corpo de jurados decidirá o vencedor.

LEIA TAMBÉM: A (des)integridade negra.

O vencedor receberá R$ 35 mil, além de um adiantamento de royalties – pagamentos periódicos feitos a quem detém direitos autorais, patentes ou propriedade intelectual. O livro será editado e impresso pela Companhia das Letras, e os finalistas terão suas obras convertidas em audiolivros pela Audible Brasil.

Nesta primeira edição, os jurados confirmados são Ale Santos, escritor e pesquisador de ficção afrofuturista, Bianca Santana, jornalista e autora de “Quando me descobri negra”, e Luciany Aparecida, professora e especialista em literatura afro-brasileira.

O anúncio do vencedor ocorrerá em novembro de 2025, durante uma cerimônia de premiação.

Confira detalhes

Prêmio Kindle Vozes Negras

Prazo máximo de inscrição: 06/04/2025
Público: escritores independentes autodeclarados pretos e pardos (população negra) que publicam suas obras pelo Kindle Direct Publishing (KDP)
Categoria: Literatura e Ficção
Divulgação do vencedor: novembro de 2025
Premiação: R$ 35.000,00
Mais informações: confira o edital aqui!
Inscrição gratuita

Foto de capa: Freepik.

LEIA TAMBÉM: Projeto “Pretos no Mestrado” abre inscrições para segunda turma de mentoria gratuita

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: