Ceará Som de Preto

Rapper cearense Eduardo Africano lança o seu primeiro single do ano “FOJO”

O rapper cearense Eduardo Africano, 31 anos, lança o single “FOJO” (2026) nessa quinta-feira, 29. Seu primeiro trabalho que faz parte do seu projeto musical de 2026 narra a trama de quando o amor deixa de ser “encontro” e se transforma em um tipo de “prisão”. A letra é composta pelo próprio multiartista e já está disponível em todas as plataformas digitais, Amazon Music, Apple Music, Deezer, Spotify e YouTube Music.

“Eu me sinto vivo e responsável pelo que estou colocando no mundo. Esse primeiro lançamento do ano não é só uma música, é um marco. Venho de um caminho de muito silêncio, observação e amadurecimento, e FOJO representa isso. Estou ansioso, mas em paz. Não é mais aquela ansiedade de aprovação, é a vontade de ser verdadeiro”. É o que declara o rapper cearense Eduardo Africano.

Foto: Ullyz.

O novo trabalho musical é também uma espécie de denúncia emocional do artista, muito diferente de uma súplica romântica. No decorrer da história, o eu lírico da música também entende que está numa cilada que ele mesmo caiu. Portanto, não transfere a dor nem a culpa para outra pessoa. “A essência desse trabalho é expor a vulnerabilidade do homem preto que sente profundamente, que erra, que cai, mas que também aprende. É um registro de um processo de lapidação: olhar pra própria dor sem romantizar, entender o buraco e decidir sair dele mais consciente do que entrou”.

“FOJO é armadilha, mas também é consciência. É o lugar onde eu caí por amar demais, por sentir demais, por me entregar sem medida. Essa música nasce do momento em que percebi que o amor, quando não é cuidado, pode virar sufoco. FOJO fala da obsessão, da espera, do silêncio que machuca, do desejo de se explicar e não ter espaço”.

Foto: Felipe Mota.

“Sinto que comecei o ano me respeitando mais, entendendo meus processos e aceitando que cada passo faz parte da construção de algo maior. FOJO abre o ano mostrando quem eu sou agora: bem melhor que ontem, mesmo ainda em construção”, declara Eduardo Africano.

LEIA TAMBÉM: Novo single do artista Eduardo Africano, ‘Desordem’ chega às plataformas de música

Sobre Eduardo Africano

O cearense Eduardo Africano (31 anos) nasceu em 18 de junho de 1994 e é rapper, compositor, intérprete e multiartista cuja trajetória nasce da vivência periférica em diversos bairros de Fortaleza (CE) e da necessidade de transformar a sua realidade em discurso. O rap é o seu eixo central, onde palavra, rima e verdade se encontram para narrar processos, enfrentamentos e construção de identidade.

Sua musicalidade dialoga com vertentes sempre com letras marcadas por densidade lírica, consciência social, espiritualidade, afetos e resistência. Eduardo Africano constrói não só rimas que buscam impacto social, mas constrói sentido, permanência e posicionamento.

Foto: Felipe Mota.

Ao longo de sua caminhada artística, Eduardo Africano lançou diversos trabalhos autorais, que refletem sua evolução artística e pessoal. Cada lançamento representa uma etapa do processo, reafirmando o rap como ferramenta de expressão, denúncia e transformação.

Entre seus lançamentos, destaca-se o seu primeiro EP “EU MERMO” lançado em 9 de setembro de 2023, além de outras músicas que consolidam sua identidade sonora e lírica. Seus clipes reforçam essa construção, unindo imagem, corpo e palavra como extensões da música.

Além da presença no rap, Eduardo também atua com poesia, performance corporal, dança e projetos culturais, linguagens que não substituem, mas agregam à sua musicalidade e fortalecem sua presença artística. Essas experiências ampliam sua visão criativa e aprofundam sua relação com o palco, o público e a mensagem.

Ouça “FOJO” de Eduardo Africano!

Foto de capa: Felipe Mota.

LEIA TAMBÉM: Artista Eduardo Africano lança single ‘Estilo Cachorro’

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: