Notícias

Revista Veja insinua São Paulo como capital do Nordeste e recebe críticas

Nacionalmente, o Nordeste é associado aos vários estereótipos: fome, seca, miséria, preguiça, falta de emprego e oportunidades etc. A verdade é que, além de serem estereótipos que fogem totalmente da realidade da população nordestina, boa parte desse país cresceu e se desenvolveu por causa do trabalho braçal e incansável desse povo. 

A Revista Veja publicou uma reportagem nesta sexta-feira, 22, não só sugerindo que São Paulo seria a “capital do Nordeste”, como em sua foto de capa, reforça estereótipos sobre a região, além de representar um Nordeste branco, esquecendo completamente da existência de pretos e indígenas.  

Capa da edição da Revista Veja. Foto: Reprodução.

A reportagem traz a história de profissionais nascidos na região Nordeste que conseguiram crescer profissionalmente na capital paulista. Ainda afirma que, diferente dos migrantes nordestinos que construíram São Paulo com calos nas mãos e sacos de cimento nas costas, durante o século XX, atualmente, transformam a Terra da Garoa através da gastronomia, design e até construindo prédios. 

Nas redes sociais, a capa da matéria recebeu muitas críticas e o assunto foi um dos mais comentados nos trends topics do Twitter.

Foto de capa: Veja São Paulo/Reprodução.

LEIA TAMBÉM: BBB21 sem cota: histórica participação de negros deixa diversidade para trás

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: