Covid-19 Notícias

Favela em Pauta lança segunda fase do Mapa Corona Nas Periferias

O portal Favela em Pauta, novamente em parceria com o Instituto Marielle Franco, lançou no último dia 15, o site Brasis, com o objetivo de reunir histórias periféricas de todas as regiões, num contexto de auto-organização no enfrentamento efetivo ao Covid-19. Para criar esse banco de informações sobre os aprendizados obtidos nestes tempos de crise, capaz de conectar todas as regiões, cinco jornalistas negros e de periferia foram convocados a relatar essas histórias e mostrar o quanto o país é diverso. 

“Reunimos cinco jornalistas de cada uma das regiões do Brasil para contar histórias de enfrentamento à Covid-19 em favelas, periferias, guetos, quilombos e sertões do Brasil. São vozes locais que materializam os sentidos de mobilização e solidariedade”, afirma Daiene Mendes, fundadora do Favela em Pauta. Esta é a equipe de correspondentes: na região Norte, Ariel Bentes, da Zona Leste de Manaus (AM); no Nordeste, Eduarda Nunes, da Zona Oeste de Recife (PE); no Centro-Oeste, Ludmila Almeida, de Goiânia (GO); no Sudeste, Lia Soares da Silva, do Rio de Janeiro (RJ); e no Sul, Ariel Freitas, de Porto Alegre (RS). 

Foto: Reprodução/Instagram.

“O grande motor é evidenciar que a coletividade é uma estratégia que organiza as periferias desde sempre. E o jornalismo pode ser a grande ponte para isso à medida que se posiciona não só pelo discurso, mas pelo corpo que sente o chão que pisa, e que não só escreve, mas transcreve com responsabilidade, oraliza, conversa, estabelece diálogo, escuta e pede licença aos espaços que adentra”, conclui Daiene Mendes. 

A ideia de criar o site surgiu a partir da experiência com o infográfico Mapa Corona Nas Periferias. A plataforma, que visa criar uma rede de solidariedade para, inclusive, facilitar a experiência de possíveis doadores, identificou 287 coletivos, atuando em 656 favelas ou periferias e cadastrou 567 ações de contenção de danos do Covid-19, a maioria delas na região Sudeste. Em segundo lugar, está o Nordeste, com 27,55% destas iniciativas. Para se inscrever no mapa, é necessário preencher um formulário e incluir mais um localizador.

“Pelo mapa, identificamos a necessidade de contar histórias a partir de perspectivas contra hegemônicas, contadas por quem vivenciou as histórias, parte delas ou ao menos esteve próxima a elas. Uma série de reportagens que conta histórias diversas apresentando parte do que foi a pandemia e o contexto histórico das desigualdades a que esses Brasis estão submetidos desde a percepção de construção do Brasil. Seja nas favelas dos morros, nas favelas planas, comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas, nos quilombos ou mesmo comunidades que entendem seus corpos enquanto periferia no contexto social. O valor está na gente que lê, mas também na gente que escreve e constrói esse caminho”, ressalta Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco.

O novo site ampliou as possibilidades de alcance da plataforma Mapa Corona Nas Periferias, inclui abas para as reportagens especiais sobre a pandemia em cada região e uma base de dados, para uma maior transparência das ações, além do Banco de Metodologias, contendo um formulário para efetuar a troca de saberes. 

Sobre o Favela em Pauta 

É um portal de notícias que traz a perspectiva jovem, pobre e favelada desde 2017. Com a finalização de uma cobertura sobre os impactos das Olimpíadas de 2016 nas favelas do Rio de Janeiro (RJ), para o jornal britânico The Guardian, realizada pelos jornalistas Michel Silva (Rocinha), Daiene Mendes (Complexo do Alemão) e Thais Cavalcanti (Complexo da Maré). Hoje, forma uma rede de informação produzindo conteúdos sobre territórios periféricos com jornalistas nas diferentes regiões do país.

Saiba mais em:

Site: http://www.brasis.org
Twitter: @favelaempauta/@inst_marielle
Instagram: @favelaempauta/@institutomariellefranco

Foto de capa: Reprodução/Instagram.

LEIA TAMBÉM: Defensoria Pública do Ceará realiza capacitação sobre políticas afirmativas

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: