A cantora baiana Riane Mascarenhas lançou no último dia 26 de maio seu primeiro single autoral “Pés Descalços”. A produção musical foi assinada por Felipe Guedes e o lançamento realizado pelo Selo Coliga Produções. No último domingo, 4, a artista fez um show intimista no Cine Teatro de Cachoeira (BA). Na ocasião, o público pôde conferir em primeira mão o clipe da música, disponível no Youtube.
Ao abrir caminhos para uma sonoridade singular, a faixa tem elementos harmônicos de baixo acústico, piano, sopro, violão, toques de percussão e a letra exalta o amor construído em momentos simples e autênticos. A principal fonte de inspiração para compor “Pés Descalços” foram os clássicos românticos de grandes artistas da MPB, como Djavan, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
“Esta é uma canção que exala a importância do amor e da companhia em nossas vidas. É um convite para exaltarmos os momentos simples e autênticos, onde nos sentimos completos e conectados. Estar com os ‘Pés descalços’ é estar em estado de conexão, entrega, troca, e, sobretudo, de confiança no florescer dos sentimentos afetivos”. É o que afirma Riane Mascarenhas.
Ouça “Pés Descalços”:
Em suas composições, Riane busca mostrar sua voz a partir da experiência subjetiva que é ser mulher preta da periferia do Recôncavo Baiano. Criada por um núcleo familiar feminino, ela aborda questões que fazem parte da sua trajetória, mas também de outras tantas mulheres como ela, que estão em busca de si mesmas, ainda que num contexto de incertezas e desafios.
“Fico animada para continuar explorando e expressando minha arte de forma autônoma e emocionalmente significativa”. É o que conclui a artista baiana.
Assista ao clipe:
Sobre Riane Mascarenhas
É cantora, compositora, baixista e professora de Educação Musical, graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nascida em um dos maiores berços culturais do Brasil, Cachoeira, na Bahia, é no reggae que a artista encontra formas de conversar com o mundo.
Após diversas experiências musicais com artistas, como Sine Calmon, Edson Gomes, Tintim Gomes, Nengo Vieira, Saulo Fernandes, e nos grupos “Orquestra Reggae de Cachoeira” e “Samba de Roda Esmola Cantada”, Riane se viu pronta para se lançar enquanto artista solo. Em seu trabalho, a artista busca reescrever o reggae a partir da perspectiva feminina e de uma legítima mulher preta da periferia do Recôncavo Baiano, criada por um núcleo familiar exclusivamente feminino, abordando questões que fazem parte da sua trajetória, mas também de outras tantas mulheres que, assim como ela, vivem em busca de si, ainda que num contexto de incertezas e desafios atrelados à vida da mulher negra.
Acompanhe:
Instagram: @riane_mascarenhas
Canal no Youtube: www.youtube.com/@riane_mascarenhas
Foto de capa: Geovana Maria.
LEIA TAMBÉM: Clarinetista baiana lança seu primeiro single instrumental
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.